•  
     

Rede sem fio

Uma rede sem fio se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

redesemfio.png
redesemfio.png (13.78 KiB) Visto 445 vezes


O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).


FuncionamentoAtravés da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqüência específica e rejeita as outras portadoras de freqüências diferentes.

Num ambiente típico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso é conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a rede convencional, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular.



wireless_rede.gif
wireless_rede.gif (6.29 KiB) Visto 445 vezes


Topologia da rede
Conjunto básico de serviços - corresponde a uma célula de comunicação da rede sem fio.
Estação WLAN - São os diversos clientes da rede.
Ponto de acesso - É o nó que coordena a comunicação entre as STAs dentro da BSS. Funciona como uma ponte de comunicação entre a rede sem fio e a rede convencional.
Sistema de distribuição - Corresponde ao backbone da WLAN, realizando a comunicação entre os APs.
Conjunto estendido de serviços - Conjunto de células BSS cujos APs estão conectados a uma mesma rede convencional. Nestas condições uma STA pode se movimentar de uma célula BSS para outra permanecendo conectada à rede. Este processo é denominado de roaming.
Padrões IEEEIEEE 802.20 WAN 3GPP (GSM).
IEEE 802.16 WirelessMAN ETSI HIPERMAN e HIPERACCESS.
IEEE 802.11 WirelessLAN ETSI HIPERLAN.
IEEE 802.15 BluetoohPAN ETSI HIPERPAN.






Fonte: http://www.redescomputadores.com/rede-s ... m-fio.html