•  
     

Record do Mundo batido na Meia Maratona de Lisboa

Saudações Desportivas,

A 17.ª edição da Meia-Maratona de Lisboa, que tem como principal símbolo a Ponte 25 de Abril, fica ainda marcada pelo recorde absoluto de participantes: 36.000 pessoas, mas não só, no âmbito da corrida em cadeira de rodas foram alcançados vários records, desde o número de participantes (35) como de países presentes (9), assumindo-se já como uma das Meia-Maratonas com maior competitividade no Mundo. Nível que ficou provado nesta edição com a queda de um Record do Mundo.

Infelizmente a presença do Melhor Atleta Paralímpico do Mundo em 2006 na modalidade passou ao lado de toda a imprensa. Este atleta que tem como nome Santiago Sanz retirou 2 minutos e 19 segundos ao anterior Record do Mundo que pertencia ao Austríaco Thomas Geierspichler, atleta que esteve presente também nesta edição da prova.

record.jpg


Santiago Sanz terminou a prova em 50’28” na classe T52 (Tetra-Paraplegicos) deixando o anterior detentor do record do Mundo a quase 3 minutos.

No Panorama geral de todas as classes que compunham a corrida de Cadeira de Rodas, o destaque para os Suíços Heinz Frei (50 anos) e Marcel Hug (21 anos) que terminaram a prova ao sprint com o tempo de 42’26”, saindo-se melhor o atleta mais jovem. Marcel assume-se no panorama Internacional como o sucessor do Melhor Atleta Paralímpico de todos os tempos o Suiço Heinz Frei.

meta.jpg


Na categoria de mulheres, também uma atleta Helvética venceu a prova com a marca de 52’41”.

Nos atletas portugueses uma vez mais se notou o desnível entre estes atletas de elite. Falta de apoios que se reflectem em resultados, onde o melhor Português foi o atleta Alexandrino Silva no 11º lugar com a marca de 49’17”.

FONTE: http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/s ... php?t=4121