•  
     

Racionais e Nação Zumbi são destaques da Virada Cultural em

Grupos se apresentam de graça em palco na Praça da Sé.
Programação musical inclui Alceu Valença e João Donato.


Mano Brown lidera o Racionais MC's..jpg
Mano Brown lidera o Racionais MC's.
Mano Brown lidera o Racionais MC's..jpg (6.56 KiB) Visto 375 vezes


Enquanto a tribo eletrônica tem à disposição 60 atrações do Skol Beats nesta sexta (4) e sábado (5), quem não vai ao festival tem pelo menos dois bons motivos para sair de casa: o grupo de rap paulistano Racionais MC’s e a banda pernambucana Nação Zumbi são os principais destaques da Virada Cultural, que começa sábado a partir das 18h. A Virada reúne 350 eventos gratuitos que acontecem na cidade inteira até às 18h do dia seguinte.

Formado nos final dos anos 80 na periferia de São Paulo por Mano Brown, Edy Rock, Ice Blue e Kl Jay, o Racionais se apresenta às 3h da madrugada de sábado para domingo no palco montado na Praça da Sé, no Centro. Ao lado de convidados - como o DJ nova-iorquino Premier, que já produziu Jay-Z e Cristina Aguilera - o quarteto apresenta composições emblemáticas, como “Diário de um detento” e “Fórmula mágica da paz”.

Considerado atualmente um dos maiores grupos de rap do país, o Racionais impressionou público e crítica em 1990 com seu retrato contundente da realidade no disco “Holocausto urbano”. Mais tarde, alcançou 500 mil cópias vendidas com o lançamento do disco “Sobrevivendo no inferno”, de 1998.

Em 2002, o grupo lançou o álbum duplo “Nada como um dia após o outro dia”, com músicas que logo se tornaram sucessos entre os admiradores do hip hop nacional, como “Jesus chorou” e “Vida loka”. Avesso a entrevistas e aparições na mídia, o Racionais acaba de lançar o DVD “1000 trutas 1000 tretas”, com 15 músicas ao vivo e um documentário sobre a black music no Brasil.

Ao lado do Racionais, também se apresentam os grupos U.Time e Rosana Bronk's, do selo Cosa Nostra, e o DJ King.



Da lama ao caos
Antes dos Racionais MC’s subirem ao palco da Praça da Sé, os pernambucanos da Nação Zumbi apresentam, à meia-noite, uma reinterpretação do clássico “Da lama ao caos”, de 1994.

Pedra fundamental do movimento manguebit, o disco fundiu maracatu e rock, sob inspiração do manifesto “Caranguejos com Cérebro”. Além disso, a obra projetou nacionalmente a banda do Recife, à época liderada pelo cantor e compositor Chico Science, morto em um acidente de carro em 1997.

A trajetória meteórica daquele "cientista de ritmos" transformou o músico em ícone imaginário. E a história da Nação Zumbi recomeçou em 2000, com Jorge Du Peixe assumindo a composição das letras e os vocais em "Radio S.amb.A". A banda lançou ainda “Nação Zumbi” (2002) e “Futura” (2005).



Releituras clássicas
Outros importantes álbuns da música nacional e internacional vão ganhar releituras durante a terceira edição da Virada Cultural. “O fino do fino”, de 1965, é um exemplo. Nos anos 60, no início da carreira, Elis Regina comandou o programa de TV “O Fino da Bossa”, ao lado do grupo Zimbo Trio. O álbum marcou época e será novamente executado, com a ausência do fundador Luiz Chavez, morto este ano. A intérprete será Fabiana Cozza, às 15h do domingo, no Teatro Municipal.

No mesmo local, às 18h, o aclamado trombonista Raul de Souza toca “Sweet Lucy”, de 1977. Em seguida, às 21h, João Donato reinterpreta o disco “A bad Donato”, que em 1970 fez uma mistura revolucionária de música brasileira com jazz, funk, rock e música eletrônica.

O programa segue com João Bosco, depois com Jards Macalé. Às 6h, o álbum ‘Overnight Sensation’, do norte-americano Frank Zappa, será executado pela Central Scrutinizer Band, única banda cover reconhecida pelo músico. Germano Matias e Osvaldinho da Cuíca tocam em seguida “Ginga no asfalto”, de 1962.

O pernambucano Alceu Valença apresenta o disco “Espelho cristalino”, de 1977, às 18h na Praça da Sé. Já os punks do Garotos Podres tocam “Mais podre do que nunca”, de 1985, às 13h15 de domingo na Barão de Itapetininga.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,, ... 85,00.html
 
as musicas é muinto massa
ta ligado :lol: