•  
     

Quem foi BOB MARLEY?

Bom é obvio que alguma vez na vida você já ouviu falar sobre Bob Marley e suas musicas que inspirou toda uma geração, alguns o criticam por não entende-lo e outros o idolatram pela paz e humildade,que ele conseguiu representar através da sua musica.

Imagem

Ele não é apenas um drogado que não tomava banho e fazia musica pra se divertir e ganhar dinheiro ele foi um gênio, uma lenda que conseguiu fazer a diferença quando precisaram dele e quase foi morto por isso.

Imagem

Bom..como poucos sabem realmente quem foi esse cara vou fazer um resumo da vida e morte dele e vou colocar alguns pensamentos e musicas que valem a pena ser lembrados.

Imagem

Bob Marley nascido Robert Nesta Marley, Nine Mile/Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981, foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.


Imagem


A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.


Imagem


A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto de suas músicas, por tratar-se da terra sagrada do movimento rastafári.


Imagem


Hoje pode ser considerado o primeiro e maior astro musical do Terceiro Mundo e a maior voz deste.

Suas músicas mais conhecidas são



No Woman, No Cry




Could You Be Loved




Stir It Up




Get Up, Stand Up




Jamming




Redemption Song




One Love/People Get Ready




Three Little Birds






Tiroteio e a violência eleitoral
Em 1976, ano de eleições parlamentares na Jamaica, a ilha vivia um de seus períodos mais sangrentos da história. Havia, praticamente, uma guerra civil entre jovens militantes que defendiam partidos distintos. Bob Marley quis dar um show gratuito pela paz e pela união da juventude.


Imagem


O então primeiro-ministro, líder do partido PNP, Michael Manley, apoiou e deu força à ideia do concerto pela paz, para supostamente apaziguar as tensões antes das eleições, marcadas para dali uns dias. Dois dias antes do show, porém, a casa de Bob Marley na Hope Road Avenue foi invadida por um grupo de pistoleiros defensores do candidato opositor a Michael Manley, que adentrou a sala onde Marley estava ensaiando, e disparou tiros em todas as direções, com o intuito de matá-lo.


Imagem


Miraculosamente, ninguém foi morto no ataque noturno. Don Taylor, empresário de Marley, estava se aproximando dele no exato momento em que os homens começaram a disparar, levando vários tiros e tendo, como legado deste fato, uma vida sobre a cadeira de rodas. Rita Marley levou um tiro de raspão na cabeça. O projétil ficou alojado em seu couro cabeludo. Marley recebeu um tiro que raspou seu peito logo abaixo do coração e penetrou profundamente em seu braço esquerdo.


Imagem


O caso de Marley foi o menos grave entre os atingidos, sendo o primeiro a sair do hospital. No dia 5 de Dezembro, Bob, depois de muitos alertas, resolveu subir ao palco do festival mesmo baleado. Ainda com os curativos, Marley se apresentou no concerto "Smile Jamaica", pela paz, e depois mostrou para o público seus ferimentos.


Imagem


Nesta ocasião, ao ser questionado sobre o fato de comparecer ao show mesmo baleado, o músico disse uma de suas mais conhecidas frases: "As pessoas que fazem de tudo para piorar o mundo não descansam. Por que eu, que quero melhorar, tenho que descansar?".


Imagem


A descoberta do câncer e a batalha contra a doença


Diagnóstico


Após a turnê européia, com uma vasta agenda marcada, Bob Marley e a banda partiram para os Estados Unidos, quando fizeram dois shows no Madison Square Garden. Durante a segunda apresentação, Bob passou mal no palco e começou a ser averiguado o que se passava com o ídolo do reggae. Bob, embora com problemas de saúde, chegou a fazer ainda mais um show em Pittsburgh, no dia 23 de setembro de 1980 (último show de Bob Marley), mas logo o mundo recebeu a triste notícia de que o astro do Reggae estava com câncer. A doença teria sido decorrente de um ferimento infeccionado no dedão do pé, que ele teria sofrido em 1977, durante uma partida de futebol em Londres. A ferida, quando feita, não havia cicatrizado, e sua unha posteriormente havia caído; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos aconselharam-no a amputar o dedo, porém Marley recusou-se a fazê-lo devido à sua filosofia rastafári, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar (motivo pelos quais os rastas deixam crescer a barba e os dreadlocks). Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge.

Imagem


Colapso e tratamento

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Ele lutou contra a doença durante oito meses buscando tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels na Alemanha, no final de 1980 e início de 1981. Durante algum tempo, o estado de Marley parecia ter se estabilizado com o tratamento naturalista do doutor alemão.

Imagem

Morte


Em maio de 1981, após receber o aviso de que teria apenas 3 semanas de vida aproximadamente, já abatido quase que totalmente pela doença, Bob Marley resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos. Ele não conseguiu completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital de Miami, falecendo no dia 11 de maio de 1981.


Imagem
 
Bob Marley, grande homem..
Ele disse algo com o que eu não concordo 100%:
Se a minha vida é só para mim, então não quero (viver).

Ficou muito bom seu topico Charmless
 
Depois de ler isso tudo tive até que favoritar kkkkkk
 
ate q enfim acabei de ler kkk mt bom mano
 
KlouD Escreveu:ate q enfim acabei de ler kkk mt bom mano


Obrigada por ter lido tudo! não tem como fazer um tópico pequeno pra um cara que foi tão grande!