•  
     

Qual a causa da morte do Rei Tut?

Qual a causa da morte do Rei Tut?

Todos conhecem, pelo menos de ouvir falar, ver fotos e reportagens, o faraó Tutankhamon. Pois então vamos recordar rapidinho para quem perdeu essa aula!

Tutankhamon viveu há mais de 3.300 anos atrás e se tornou faraó quando tinha mais ou menos 9 anos de idade. Mesmo tão criança ele se casou com Ankhesenamun logo que subiu ao trono.

1.jpg


Como ele era muito criança para governar o Egito, quem governava o país eram dois homens poderosos: Ay (conselheiro) e Horemheb (comandante do exército egípcio).

Acontece que o menino faraó morreu mais ou menos, dez anos depois de subir ao trono e não deixou herdeiros. Então, Ay (que já era velho) casou com a viúva, Ankhesenamun, e se tornou faraó. Como também não teve herdeiros, quem se tornou faraó depois foi Horemheb. Depois do casamento com Ay, não se sabe que fim levou Ankhesenamun.

O fato é que ninguém ia se preocupar muito com esse faraó porque ele nem mesmo foi tão importante. Ele viveu muito pouco e nem teve tempo de fazer nada de muito marcante. O que torna o rei Tut (para os íntimos) especial é que sua tumba foi descoberta praticamente intacta.

2.png


Quando em 1922, o arqueólogo Howard Carter, que era financiado pelo rico Lorde Carnavon, encontrou a tumba do rei menino, foi um fato espantoso. Havia dentro tantas riquezas, tantos trabalhos artísticos, móveis, carros de guerra, estátuas, jóias... Tudo para um faraó que nem reinou muito tempo!

Mas o grande lance era o fato de a tumba não ter sido saqueada na antiguidade, então o rei Tut ficou sendo praticamente o faraó do Egito mais conhecido em todo mundo.

3.jpg


Então, onde está o mistério?

Acontece que, por causa da fama, a múmia de Tutankhamon foi examinada muitas vezes, seu rosto inclusive foi recriado por computador. Em 1963 a múmia passou pelo raio X, em 2005 foi examinada usando tomografia computadorizada.

Em 1963 se descobriu que havia um ferimento na base do crânio da múmia, o que poderia ter sido causado por um golpe. Isso teria levado o faraó a morrer. Então seria assassinato ou um simples acidente?

Tutankhamunxray.JPG


Se foi acidente, ele deve ter caído do carro de guerra. Será? Se o rei Tut morreu por causa desse ferimento e foi assassinato, quem o matou e por quê?

O que aconteceu com sua esposa Ankhesenamun, depois de casar com Ay? Ela era muito jovem e Ay muito velho. Será que também foi morta?

Depois do mais novo exame na múmia, os estudiosos chegaram a conclusão que o faraó deve ter sofrido algum acidente, porque sua perna estava quebrada. Será que foi essa a causa da morte?

Enfim, além de toda essa história ainda temos a maldição que havia na tumba do faraó Tutankhamon. Mas isso é para o outro capítulo...

Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Mist%C3%A9 ... utankhamon