•  
     

Quais os lugares que nao tem noite?

Imagem
Imagem

Um fenômemo chamado “sol da meia-noite” acontece em algumas regiões do globo terrestre, como nos pólos Sul e Norte. Nesses locais a presença da luz solar dura aproximadamente seis meses.

O sol da meia-noite é um fenômeno natural. Ele ocorre nos meses de verão no Círculo Polar Ártico e no Círculo Polar Antártico.

Esse fenômemo é explicado pelo fato de a posição aparente do Sol, quando em latitude igual ou superior a 90º, faça com que ele nunca fique abaixo do horizonte. Este efeito atmosférico faz com que o Sol apareça durante largos períodos próximo do horizonte.

Entre o equinócio e o solstício de Verão, a área onde o sol da meia-noite é visível fica maior nas imediações dos polos. Na região da Lapônia central, por exemplo, o Sol permanece abaixo da linha do horizonte por 51 dias.

A ocorrência desse fenômeno, no entanto, não significa que esses lugares não tenham noite, mas sim que essas regiões apresentam longos períodos (meses) de Sol e de Lua, dependendo da estação do ano e da movimentação da Terra.

Fonte : Sitedecuriosidade.com