•  

Projeto permite tirar carteira de motorista aos 16 anos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2525/07, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), que permite que jovens acima de 16 anos façam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Pela proposta, a carteira de motorista para menores de 18 anos será limitada à categoria B (para automóveis). Entretanto, a condução dos veículos pelos menores será condicionada à presença de um maior de 18 que seja portador da CNH definitiva. A ausência de um adulto habilitado no veículo será considerada infração gravíssima.

Estilo de vida

Para o deputado, a proposta se justifica pela necessidade de adaptação da lei ao estilo de vida atual da juventude. "Permitir a eles, antes da maioridade penal, determinadas responsabilidades é uma forma de prepará-los para o livre convívio social, tendo assim uma maior liberdade para tomar decisões e serem responsáveis por elas", explica.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que exige idade mínima de 18 anos para a habilitação dos condutores de veículos.

Tramitação

O projeto, sujeito a aprovação do Plenário, tramita em regime de prioridade e será analisado previamente pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto tramita apensado ao PL-4369/98, que também altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Íntegra da proposta:- PL-2525/2007Notícias anteriores:Projeto autoriza maiores de 16 anos a dirigirProjeto permite fazer exame de direção antes dos 18 anos

Tah mas eu ainda nem sei dirigi kkkkk'

Esse Projeto é velho e fica gaurdado nas gavetas para não ser votado...

Eles Aprovaram?

Quando ira sair essa lei porque estou precisando por motivo prévio do futuro já sei sim dirigir sei os perigo e as responsabilidade que o transito oferece tenho 16 anos e quero muito tirar minha cnh porque sou uma pessoa independente ja tenho meu carro que esta sendo aposentado na garagem eu não sou irresponsável áleas sou responsável até mais!

preciso da CNH ( carteira nacional de habilitação ) porque preciso estudar,preciso trabalhar não quero a CNH para mim sair com o automóvel l e volta para casa e sim para trabalhar estudar e até mesmo namorar porque hoje mundo esta tão violento que até pra você sair de apé de casa é complicado e arriscado você esta sujeito a tudo assim como estou ciente que no transito que ao tirar o carro da garagem estou sujeito a tudo!

não sou daquele que se você é obrigado a votar você também tem o direito de tirar a CNH não sou porque eu respeito totalmente a lei agora Deputado Walter Brito Neto me ajuda por favor preciso da minha CNH obrigado agradeço desde ja.

fica com Deus!

[color=#80FF40][color=#80BF40][color=#000000][/color][/color][/color]Olha eu sou a favor de que o jovem com 16 anos já possa dirigir porque o jovem com 16 anos ate o seu corpo já terminou de sofrer mudanças para homem assim como também sou a a favor de pode ser preso enfim responder por todos os seu atos porque ele já entende o que e certo e o que e errado. Porque também hoje em dia a gente vê ate menores de 16 anos já cometendo crime Ex: roubando,matando enfim. Mas tudo isso tem um porque se eles fazem isso e porque sabem que eles tem a lei que o protege por Ex: se um menino ai de 16 anos chegar te assaltando você não pode nem pensar em reagir porque se você colocar a mão nele alei cai de pau em cima de você. Por isso a unica solução em que vejo e diminuir a maioridade. Não que assim vai parar com os assaltos de di menores praticando mas o índice ira abaixar bastante.