•  
     

Programas para Criar Sites

O desenvolvimento de websites requer algumas ferramentas como editor de sites, editor de imagens, animador de imagens e cliente FTP para publicação do site.

Cada uma das ferramentas citadas aqui se referem a diferentes finalidades, portanto não é necessário utilizar todas ao criar um site. Pode-se perfeitamente utilizar apenas um editor de sites junto com um template pronto. Neste caso poderia não ser necessário o uso de um editor ou animador de imagens.

Você deve avaliar o resultado final que deseja alcançar e tentar utilizar as ferramentas de acordo.

Nota
Por se tratar de programas profissionais, alguns dos programas citados nesta página são pagos.

Também repare que alguns destes programas são tão complexos que necessitam de um bom tempo de aprendizado. Portanto você poderá necessitar de um curso apropriado ou se você for autodidata, poderá baixar uma apostila referente ao programa.

Editores de sites
Os editores de sites permitem criar e editar o código das páginas de um site.
A maioria dos programas permitem trabalhar o site de forma visual onde você vê o que está sendo feito, sendo do editor todo o trabalho de gerar o código das páginas.

Para os iniciantes, os editores visuais são altamente recomendados, pois assim o aprendizado se torna mais fácil e rápido.

Alguns programas que permitem criar sites de forma visual e por código são: DreamWeaver (eu recomendo), FrontPage e NVU.

Editor de imagens
Os editores de imagens permitem criar e editar imagens que pode ser utilizadas como parte do design ou algum elemento inserido na página.

Embora seja possível criar um site utilizando templates prontos, as vezes nos vemos em situações em que é necessário recortar, modificar ou diminuir o tamanho de uma imagem.

Profissionais em Webdesign preferem utilizar programas como o FireWorks e PhotoShop. Eu, como sou do contra, prefiro utilizar o Corel Draw.

Animadores de imagens
O tipo de animação mais utilizado desde os tempos remotos da internet é o gif animado, onde a animação é criada utilizando várias imagens que são exibidas uma após a outra, dando a impressão que a imagem está em movimento.

O programa mais utilizado para criar Gifs animados é o Gif Animator . Eu também recomendo o Diniz Gif Animator que apesar de não possuir todos os recursos do Gif Animator cumpre sua tarefa que é a de animar imagens.

Temos também o flash que é utilizado por profissionais na criação de animações mais realistas. Com ele é possível criar menus, banners, a até sites inteiros.

Cliente FTP
FTP é o protocolo utilizado para transferir arquivos entre o servidor (onde o site será armazenado) e o computador local (seu computador). Ele cria uma conexão remota permitindo publicar um site bastando arrastar os arquivos para a pasta do servidor.

Todos os serviços de hospedagem profissional permitem o uso de programas FTPs, porém alguns servidores gratuitos somente permitem publicar os sites utilizando um gerenciador de arquivos próprio como é o caso do BraveNet.

Um cliente FTP que eu recomendo é o FileZilla. Além de ser gratuito, possui recursos avançados e é fácil de mexer. Confira um tutorial onde em ensino a publicar sites utilizando o FileZilla.

Estes são alguns dos principais programas utilizados por profissionais no ramo da criação de websites. Se você souber de algum outro, fique a vontade para deixar sua dica nos comentários.

Artigos relacionados



Fonte: http://www.criarsites.com/programas-uti ... -de-sites/
 
dahoraaa. massa mesmo.
 
eu já conheço... é bom mesmo! :o