•  
     

Produção científica do Brasil cresceu mais de 100% em dez an

Produção científica do Brasil cresceu mais de 100% em dez anos

País ocupa décima-quinta posição na publicação de artigos em revistas científicas.
Houve pequena oscilação para menos entre 2006 e 2007; USP e Unicamp lideram.


Nos últimos dez anos, a produção de artigos científicos brasileiros publicados em periódicos internacionais aumentou 133%, levando o país a responder por 1,75% da ciência publicada no mundo. Entre os países emergentes, só perdemos da China em crescimento da produtividade científica, informa o jornal "Folha de S.Paulo".


Os chineses quadruplicaram sua produção científica no mesmo período. Em números brutos, cientistas brasileiros publicaram 26.369 trabalhos no ano passado -- na verdade, trata-se de uma ligeira queda em relação a 2006, quando o número ficou em 26.661 artigos. O primeiro lugar do ranking é ocupado pelos EUA, enquanto o Brasil é o décimo-quinto país mais produtivo em termos científicos. Na América Latina, os brasileiros respondem por metade dos artigos publicados e estão em primeiro lugar.



Áreas ligadas à biologia e às ciências médicas (medicina, agricultura, ciências biológicas, bioquímica, genética e biologia molecular), bem como física e astronomia, são as predominantes no país. As cinco instituições mais produtivas são USP, Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Minas Gerais, nessa ordem.



Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... 03,00.html