•  
     

Primeiros dispositivos USB 3.0 são anunciados

A especificação USB 3.0 foi aprovada essa semana e duas empresas já anunciaram gadgets capazes de usá-lo. O primeiro é uma webcam de alta definição e o segundo um HD externo de alta capacidade. Ambos são ótimos exemplos de como uma interface de conexão com maior banda pode fazer diferença no hardware em que é usado.

A câmera de alta definição ainda não tem nome, mas é capaz de transmitir 60 quadros por segundo de vídeo sem compressão com resolução de até 1920×1080, uma das mais altas possíveis nesse tipo de dispositivo. Ela foi anunciada pela Point Grey durante a IDF09 e ainda se trata de um protótipo, mas a empresa garante que ela deverá estar no mercado no final de 2009 ou começo de 2010. A companhia não anunciou o preço.

Já o HD externo foi anunciado pela Freecom, empresa alemã fabricante de HDs. O XS 3.0 pode transferir e gravar dados a até 130 MBps, diferente dos HDs com interface USB 2.0, cujo limite é de apenas 40 MBps. A interface, no entanto, não usa toda a potência do padrão USB 3.0, que tem capacidade para transferir até 500 MBps. O XS 3.0 estará disponível a partir de novembro em países europeus nas capacidades de 1, 1.5 e 2 Terabytes a partir de 99 euros. Como ainda não há placas-mãe com USB 3.0 onboard, eles também vendem a placa PCI Express com a interface USB apropriada por 30 euros.

Fonte: EverythingUSB / Gizmodo