•  
     

Primeira partida de futebol oficial no Brasil

Desde 1895, o futebol toma conta do pé e do coração dos brasileiros, e com essa paixão, hoje o Brasil é conhecido como o “país do futebol”.

fut.jpg
fut.jpg (34.04 KiB) Visto 81 vezes


O RankBrasil inclui em suas páginas, o primeiro jogo de futebol oficial do Brasil organizada pelo jogador, arbitro e precursor do futebol brasileiro, Charles Miller.

Nascido no bairro paulistano do Brás, filho de pai escocês e mãe brasileira de origem inglesa, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade, e quando voltou para o Brasil em 9 de junho de 1894 para trabalhar na São Paulo Railway (companhia inglesa de ferrovias), trouxe em sua bagagem duas bolas, um conjunto de regras e uniformes. Miller deixou as bolas trancadas em seu armário por 10 meses, até a realização do primeiro jogo da história brasileira, que se tornou uma das maiores riquezas do país.

No dia 15 de abril de 1895 em um campo na Várzea, Charles realizou e participou da primeira partida de futebol onde se enfrentaram São Paulo Railway e Companhia de Gás, times formados por funcionários ingleses de empresas inglesas que atuavam na Capital. O confronto terminou com a vitória de 4x2 pela equipe São Paulo Railway.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada à participação de negros. Atualmente sem restrições sociais, os negros são os que mais se destacam com a bola no pé. O futebol se tornou popular por ser fácil de jogar em qualquer espaço. Hoje crianças e adultos se divertem com a famosa “pelada” na rua, nas escolas, no campinho do bairro, clubes e até mesmo no fundo do quintal de casa.

Fonte: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/M ... 74&Grupo=3