•  
     

Portugal - LISBOA - Locais a visitar

Belém :

A zona de Belém está fortemente associada à Época das Descobertas Portuguesas. A praia do Restelo que existia à época, viu partir várias expedições que fizeram de Portugal uma importante força económica o que nos parece hoje quase impossível. No entanto, os portugueses continuam orgulhosos da sua história e da sua herança.

Em 1755, Lisboa e a zona envolvente foram destruídas por um enorme tremor de terra, no entanto, alguns dos mais emblemáticos monumentos de Lisboa na zona de Belém, foram relativamente afectados.

A Torre de Belém, verdadeira sentinela de Lisboa protege a entrada na cidade, que foi sempre muito cobiçada através dos séculos. Construída de 1515 a 1521 pelo arquitecto Francisco de Arruda, a Torre de São Vicente fazia parte da linha de defesa da cidade de Lisboa. Foi construída em estilo Manuelino e a sua forma evoca uma caravela e uma torre de um castelo medieval. Ao longo dos tempos a Torre conheceu algumas transformações que tiveram a ver com o desenvolvimento da artilharia.


Praça da Ribeira :



belem.jpg
Belém
belem.jpg (9.79 KiB) Visto 873 vezes



Praça da Ribeira

lisbon-ribeira-market.jpg
lisbon-ribeira-market.jpg (11.74 KiB) Visto 872 vezes


Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré, Metro: Cais do Sodré. Aberto 06.00-02.00 De 2ª a Sábado. Pagamentos em numerário.

O edifício é dominado por uma grande cúpula e dentro encontra uma atmosfera fantástica onde vários cheiros se misturam. Azulejos decoram o interior onde se encontra uma grande variedade de peixe fresco, desde peixe-espada, enguias, douradas, tamboril, até às famosas sardinhas.No rés-do-chão encontra uma grande variedade de productos além do peixe: flores, charcutaria, vegetais, padaria....

No primeiro andar funciona uma feira de artesanato e alguns restaurantes típicos.


Igreja de Sao Roque

libon-soa-roque.jpg
libon-soa-roque.jpg (22.93 KiB) Visto 871 vezes


Museu de São Roque/Igreja de São Roque - fundada pelos Jesuítas no fim do século XVI. O tecto da Igreja é em madeira pintada e na igreja encontramos uma capela dedicada a S.Jão Baptista de Luigi Vanvitelli.Esta capela foi encomendada pelo rei D. João V em 1741 e foi construída em Roma em materiais como alabastro e lapis lazuli.Foi depois desmatelada e enviada para Lisboa onde foi depois refeita. Pode também visitar-se a sacristia com magníficas pinturas que ilustram cenas das vidas dos santos da Companhia de Jesus, ordem esta que teve um poder imenso em Portugal em vários nivéis.

O museu de São Roque, ao lado da igreja, merece uma visita graças à sua colecção de arte sacra onde se encontram peças em ouro,prata, bronze dourado...




Fonte: http://www.portugal-virtual.net/portugu ... on%201.htm
 
Elevador de Santa Justa

lisbon-elevator.jpg
lisbon-elevator.jpg (11.36 KiB) Visto 1022 vezes


O Elevador de Santa Justa é uma forma original de descobrir a cidade de Lisboa a partir do alto. Começou a funcionar em 1902 e foi construído por Raoul Mesnier du Ponsard, discípulo de Gustav Eiffel daí que por vezes passe por uma sua obra.

Foi construído em ferro e é uma obra prima deste tipo de arquitectura. No topo encontramos um café/restaurante e do balcão temos uma vista magnífica sobre a baixa de Lisboa.

Bilhetes à venda no quiosque por detrás.



Praça do Comercio

lisbon-praca-do-comercio.jpg
lisbon-praca-do-comercio.jpg (6.74 KiB) Visto 859 vezes


A Praça do Comércio representa o poder e a grandeza de Portugal pois a toda a volta estavam instalados os diversos ministérios e no arco da Rua Augusta estão representados alguns héróis da nossa História. Esta praça aberta ao rio, era a grande porta de entrada na cidade e por isso mesmo devia ser GRANDIOSA. No centro vemos a estátua equestre do rei D. D.José e por detrás o arco da Vitória, de Veríssimo da Costa, representando a entrada na cidade.

Entra-se então na rua Augusta, rua reservada aos peões e que termina na praça D.Pedro IV ou Rossio. Toda esta zona da cidade é bastante comercial e aí se encontram bastantes transportes.



Parque Eduardo VII

lisbon-parque-eduardovii.jpg
lisbon-parque-eduardovii.jpg (13.57 KiB) Visto 862 vezes



O Parque Eduardo VII foi construído no fim do século XIX como verdadeira extensão da Avenida da Liberdade e tomou este nome aquando da visita deste monarca a Lisboa em 1903. No parque encontramos também a Estufa Fria de Lisboa com vários tipos de vegatação de várias partes do mundo.

Duas colunas no topo do Parque são encimadas por coroas de folhas de louro representando a glória de Portugal. Encontramos entre as colunas uma obra de um dos mais conhecidos escultores portugueses: João Cutileiro, dedicada à Revolução de 25 de Abril de 1974.

Um pouco mais adiante encontramos um restaurante : "Cafetaria Botequim do Rei" com esplanada que dá para um lago.

Ao lado do Parque encontramos ainda o Pavilhão Carlos Lopes, onde se realizam diversos tipos de eventos.