•  
     

Por que os homens se esquecem de datas importantes?

datahomens.jpg
datahomens.jpg (98.9 KiB) Visto 169 vezes


Pesquisas revelam que esse tipo de gafe, tipicamente masculina – e que tanto incomoda a maioria das mulheres – pode ter explicações científicas


A maioria dos homens já esqueceu, pelo menos uma vez, alguma data importante (ou pelo menos considerada assim pelas mulheres) – o aniversário de namoro, de casamento ou pior, o aniversário dela. A explicação para essas gafes masculinas pode estar no cérebro. Pesquisadores mostram que as representantes do sexo feminino podem levar vantagem quando se trata de memória episódica (relacionada a recordações de longo prazo, que envolvem datas e fatos específicos e pontuais, baseados em experiências pessoais).

Pesquisas recentes, realizadas em vários países mostraram que as mulheres, em geral, têm maior capacidade que os homens para se lembrar de rostos, em especial rostos femininos. Essas descobertas podem ter uma explicação evolucionária com raízes na competição entre as fêmeas, diz o psicólogo David C. Geary, da Universidade de Missouri-Columbia. “As mulheres com certeza lutavam, e continuam a lutar, para obter os parceiros que mais as agradam, os mais protetores, agradáveis, fiéis, bem sucedidos e, que (embora elas não saibam conscientemente), têm os melhores genes e recursos para ajudá-las a cuidar dos filhos”, afirma Geary. “Lembrar de detalhes da experiência pessoal é importante para monitorar e administrar relacionamentos, fortalecendo os laços com seus parceiros e criando uma identidade única do casal”, acredita. Nem sempre, porém, é possível esperar reciprocidade do parceiro nessa área. Estudos anteriores mostraram que as mulheres também possuem memória superior para informações verbais, que elas podem usar para dissecar os motivos ou intenções subjacentes de uma pessoa – uma habilidade que, segundo especialista, parece escapar a muitos homens.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/notic ... ntes_.html