•  
     

Por que a resolução 720p é melhor que a 1080i?

Qualidade de imagem entre as duas resoluções é perceptível e, por incrível que pareça, a mais baixa é melhor.



Vale a pena pesquisar bem antes de investir o dinheiro em uma nova televisão. Caso a grana esteja curta e você tenha que escolher entre um modelo de TV com resolução de 720p e outro que oferece 1080i, não se deixe enganar pelos números: como dizem por aí, as aparências enganam.

Apesar de a imagem de 1080i ser maior, ela não possui uma qualidade tão boa quanto a de 720p. E é isso que Benjamin Higginbotham, um dos colaboradores do site Techonology Evangelist, explica no vídeo acima.

Progressivo ou entrelaçado?

Antes de tudo, é necessário aprender o que significam as letrinhas ao lado dos números que dão nome à resolução, já que os conceitos de vídeo progressivo (p) e entrelaçado (i) são fundamentais para a compreensão da imagem de alta definição.

O vídeo entrelaçado, conhecido em inglês como interlaced video (abreviado como “i”), é o padrão que temos usado há muitos e muitos anos, sendo a tecnologia fundamental por trás da resolução-padrão das TVs mais antigas. Para começar, é bom ter em mente que a cada segundo de vídeo em transmissão analógica são exibidas 30 imagens, chamadas de “quadros”. É como se pudéssemos tirar 30 fotografias de uma ação que acontece dentro desse segundo. Com a rápida transição dessas imagens, temos então a sensação de movimento.

Porém, a televisão analógica possui uma largura de banda muito limitada e, por isso, transmitir essas imagens por completo poderia acarretar em lentidão, tornando a troca de imagens muito perceptível ao olho humano.


Imagem

Sendo assim, usa-se um truque: cada uma dessas imagens (quadros ou frames) é dividida em duas, que apresentam apenas metade das linhas que a compõem. O primeiro frame mostra as linhas ímpares, intercaladas com linhas pretas, enquanto que o segundo mostra as linhas pares, também intercaladas. Essa técnica faz com que a taxa de quadros por segundo dobre sem que seja preciso aumentar a largura de banda.

Entretanto, há uma desvantagem: como esses quadros nunca são apresentados totalmente, cenas em que a ação acontece muito rapidamente ficam um pouco borradas, apresentando o que os técnicos de vídeo chamam de “artefatos”.


Imagem

Isso não acontece no modo progressivo, já que os quadros são exibidos inteiramente. Assim, as cenas ganham mais nitidez quando comparadas com a transmissão em vídeo entrelaçado. Por outro lado, elas exigem mais largura de banda para ser transmitidas.

720p x 1080i

Há duas principais resoluções para vídeos de alta definição: 720p e 1080p. O número indica a quantidade de linhas horizontais de uma imagem progressiva e, portanto, fica fácil perceber que um vídeo em 1080p terá mais detalhes do que em 720p.


Imagem

Porém, quando falamos de 1080i, o assunto muda. Nesse caso, a imagem possui 1080 linhas virtuais, ou seja, apenas 540 delas são, de fato, linhas progressivas que apresentam informações sobre a imagem. E, novamente, cada quadro é dividido em dois campos, um com as linhas ímpares da imagem e outro com as linhas pares, que se alternam rapidamente.

Assim, apesar da imagem ser maior e apresentar uma grande quantidade de detalhes, ela não será tão nítida quanto a de 720p, que possui transições reais de frames.

Que TV ou monitor comprar?

Com base nas informações apresentadas por Higginbotham, fica mais fácil decidir qual televisor comprar. Da pior para a melhor resolução, a relação seria 1080i > 720p > 1080p.

O número de linhas horizontais (720 ou 1080) é importante, mas não tanto quanto o modo de varredura (progressiva ou entrelaçada). Sendo assim, se você preza por uma imagem de qualidade, prefira sempre 720p em vez de 1080i.


fonte: tecmundo
 
so assisto TV
aos domingos PANICO NA BAND!
fila!
 
Eu vejo os vídeos do youtube só em 720p xD
 
720p é melhor do que 1080i, não 1080p
 
É fato de que progressivo é melhor do que entrelaçado, mesmo que os números sejam inversos 1080>720. Nossa mente é associativa e para quem é leigo vai achar que 1080i é melhor do que 720p.

Vamos comparar assim:

1080i é uma câmera 12mp ( 2mp interpolado para 12mp) de um celular MP20 xing ling.

720p é uma câmera 5mp (aqui a resolução é real e portanto é melhor) de um celular de marca conhecida. Ex: Nokia, LG, Motorola, Samsung.

Bom tópico!!!