•  
     

Pompéia é declarada em "estado de emergência"

Pompéia é declarada em "estado de emergência"


ROMA, 4 Jul 2008 (AFP) - O governo italiano declarou nesta sexta-feira em "estado de emergência" o parque arqueológico de Pompéia, ao sul da península, um dos monumentos entre os mais visitados da Itália, depois da deterioração denunciada pelo ministro de Cultura, Sandro Bondi.



A medida extraordinária, com duração de um ano, facilita a concessão de recursos especiais destinados a recuperar o imenso patrimônio arqueológico e histórico do parque.



"Foi decidido declarar estado de emergência porque perdura no tempo o estado de abandono", destaca um comunicado do Conselho de Ministros.



O governo conservador de Silvio Berlusconi anunciou também que designará sucessivamente um comissário extraordinário para a região de Pompéia.



A antiga cidade romana de Pompéia, junto com Herculano e outras localidades onde os antigos romanos possuíam suas casas de campo, fica perto de Nápoles e foi sepultada por uma erupção do Vesúvio no ano 79 depois de Cristo.



As escavações iniciadas no final do século XVIII permitiram descobrir numerosas e únicas construções intactas, assim como pinturas murais e importantes obras de arte da época.



Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0, ... 84,00.html