•  
     

Polícia do Sul Fluminense quer diminuir furtos durante o car

Cartazes com orientações a turistas foram espalhados.
A previsão é de 150 mil visitantes em Angra dos Reis e Paraty
.




Faltando menos de 20 dias para o carnaval, muita gente que prefere descansar durante a folia já planeja a viagem para o feriado prolongado. As praias do sul do estado estão entre as mais procuradas. A previsão é de 150 mil visitantes em Angra dos Reis e Paraty.

A preocupação com a segurança dos turistas é grande, por isso, a Polícia Civil lançou uma campanha de alerta.

Os cartazes ficam em locais frequentados por turistas, como pousadas. Eles dão dicas de como evitar furtos. Em 2007 foram registradas 46 ocorrências desse tipo em Paraty. No ano seguinte, quando foram criados os cartazes, o numero caiu para 35. Em comparação entre janeiro de 2007 e de 2009, a redução passou de oito para três.

Os furtos muitas vezes ocorrem por descuido. Bolsas que são deixadas em cima da mesas criam circunstâncias ideais para a ação de criminosos. Segundo o delegado do município, as recomendações foram feitas com base numa pesquisa. 90% das ocorrências têm as mesmas características.

"Normalmente (as vítimas) deixam os vidros do carro aberto, com a carteira no painel. Vão se banhar e deixam as coisas na areia da praia, sem ninguém cuidando. Em restaurantes, vão se servir deixam os celulares nas mesas, quando voltam não estão mais. São tipos de descuidos que acabam ocasionando esse tipo de crime”, informou o delegado Alessandro Santos.

A polícia preparou uma lista com orientações:


- Quando estacionar o carro feche o veículo com a chave, mesmo em uma parada rápida. Retire e leve a frente do rádio. Nunca deixe objetos de valor no painel.

- Quando for tomar banho em praias ou cachoeiras peça a um amigo para vigiar seus pertences na areia ou nas pedras. Se estiver sozinho, não leve nada de valor.

- Quando acampar, monte a barraca mais perto possível de outras pessoas. E em pousadas e hotéis, deixe objetos de valor no cofre. Ao sair para passear verifique as portas e janelas se estão trancadas. Em casa de veraneio, deixe uma luz acesa ao sair. No supermercado, não deixe sua bolsa no carrinho, e não ponha objetos de valor no balcão.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... NAVAL.html