•  
     

Pesquisa: bancos gastaram R$ 16,2 bi com tecnologia em 2008

Orçamento de tecnologia do setor cresceu 9% no ano passado, segundo avaliação da Federação Brasileira de Bancos; 40% do total foram investidos em novos equipamentos e sistemas.

O setor financeiro gastou 16,2 bilhões de reais com tecnologia da informação em 2008, segundo dados da pesquisa "O setor bancário em números", divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O montante representa um crescimento de aproximadamente 9% em comparação a 2007, quando o segmento aplicou 15 bilhões de reais em informática.

No ano, as instituições financeiras investiram cerca de 40% deste total - aproximadamente 6,4 bilhões de reais - em novos equipamentos e sistemas. O restante do orçamento foi destinado à manutenção da infraestrutura, sendo um terço das despesas relacionadas a hardware e outro terço a software.

Segundo Gustavo Roxo, diretor setorial de tecnologia da Febraban, o número é bastante positivo para a indústria de tecnologia da informação. "O setor bancário não está preocupado somente em manter a base instalada e, sim em investir na aquisição de novas tecnologias", diz.

A área que registrou maior crescimento foi a de uso de software de terceiros - o que reflete a tendência dos bancos terceirizarem o desenvolvimento de aplicações. O investimento na área ficou em quase 3 bilhões em 2008, ante 2,2 bilhões do ano anterior.

Já em telecomunicações houve uma queda no valor investido em 2007, que chegou a 769 milhões de reais. Ano passado, os bancos investiram 628 milhões de reais.

Outro dado de destaque refere-se ao aumento de equipamentos Unix/Linux instalados em pontos de atendimento. Em 2008 foi registrado um crescimento de 58% na comparação com 2007, passando de 5,7 mil unidades para pouco mais de 9 mil.

E, embora a aposta seja em tecnologias de ponta, ainda há uma base grande de mainframes. São contabilizadas 511 mil máquinas ante 403 mil do ano passado - um aumento de 27%.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocio ... a-em-2008/