•  
     

Perguntas com respostas: Combate à acne!

A pílula anticoncepcional pode ser eficaz no tratamento das espinhas?

Dra. Denise Coimbra

Olá, tenho 15 anos e gostaria de saber se o tratamento à base de anticoncepcional é eficaz na eliminação da acne? Algumas amigas tomam Diane 35, inclusive minha irmã, mas minha menstruação é muito atrasada.

Faz uns quatro meses que não menstruo, nunca tive relações sexuais e a minha primeira menstruação veio aos 13 anos. Tenho medo de tomar e acabar dando algum efeito colateral. Teria algum problema se eu tomar mesmo com menstruação atrasada? Obrigada. Letícia

O quadro de acne é sinal – muitas vezes – de ovários micropoliscísticos que cursa com ciclos espaniomenorréicos (intervalos de 40 a 60 dias) e aumento de oleosidade da pele com acne resistente a tratamento clínico.

Nesse quadro, existe uma inversão da relação de FSH/LH (hormônios), mensuradas no exame de sangue. O melhor resultado para tratamento de acne é o uso de anti-androgênico, que existe na fórmula do Diane 35; e como você não tem relações sexuais, o início do tratamento pode ser em qualquer dia e deve ser usado por mínimo de seis meses. É necessário que seu ginecologista faça o diagnóstico de ovários micropolicísticos e oriente o seguimento.

Fonte: http://jovem.ig.com.br/igirl/dr_gineco/ ... 99902.html