•  
     

Passageiros preferem ônibus sem ar-condicionado em SP, diz p

Passageiros preferem ônibus sem ar-condicionado em SP, diz pesquisa


Uma pesquisa feita pela São Paulo Transporte (SPTrans) aponta que a maior parte dos passageiros prefere a temperatura ambiente ao ar-condicionado nos ônibus urbanos. Mesmo em dias de calor – como o que tem feito na cidade esta semana – 86% dos entrevistados preferem as janelas abertas.

Por causa do resultado da pesquisa, a instalação de aparelhos de ar-condicionado não é obrigatória nos ônibus da capital. Mas mesmo sem gostar do equipamento, os passageiros fazem o possível para fugir do sol e tentar se refrescar.

No ponto de ônibus, qualquer sombra passa a ser disputada. Quando o ônibus chega, o sufoco é maior. O calor aumenta com o ônibus cheio, e mesmo quem vai sentado sofre com os lugares no corredor, longe das janelas.

Apesar dessa situação desconfortável, o ar-condicionado está longe de ser uma unanimidade, por mais que faça calor na cidade.

Tem passageiro que prefere não pegar o ônibus se ele estiver com as janelas fechadas. “Esse eu só peguei porque a janela estava aberta”, disse o auxiliar de garçom Severino Ramos da Silva.

A SPTrans resolveu fazer a pesquisa porque houve muita reclamação quando o equipamento passou a ser instalado nos ônibus, em 2004. A empresa informou que vai fazer uma nova sondagem com os passageiros para ter novas opiniões.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... QUISA.html