•  
     

Papiro Eletrônico: O livro Digital Ganha Flexibilidade



Os consumidores gostam de grandes telas nos aparelhos eletrônicos que usam para ler mensagens de e-mail ou livros eletrônicos, mas também gostam de guardar esses aparelhos no bolso.
Papiro Eletrônico O livro Digital Ganha Flexibilidade.jpg
Papiro Eletrônico O livro Digital Ganha Flexibilidade.jpg (12.36 KiB) Exibido 310 vezes
No entanto, quanto maior a tela de um celular ou leitor eletrônico, mais difícil torná-la parte de um aparelho portátil. Agora, um dos traços característicos dessas telas - sua rigidez - está mudando. Novas tecnologias estão em desenvolvimento para tornar as telas flexíveis, dobráveis ou até enroláveis como o papiro, de modo que grande telas possam ser transportadas em pequenos recipientes. Um novo aparelho portátil, o Readius, projetado principalmente para a leitura de livros, revistas, jornais e e-mails, tem o tamanho de um celular comum. Aberto, porém, a tela que fica abrigada pelo revestimento se estende até cinco polegadas de tamanho, na diagonal. Ela se assemelha a um mostrador de LCD comum, mas é tão flexível que é possível dobrá-la em torno de um dedo.

Porque o Readius é um aparelho de bolso mas conta com uma tela flexível de dimensões generosas, pessoas que tenham um tempinho sobrando no trem, metrô ou táxi podem aproveitar para abri-lo, ler uma ou duas páginas de um livro e depois guardar o aparelho no bolso da camisa, disse Karl McGoldrick, presidente-executivo da Polymer Vision, a empresa de Eindhoven, Holanda, que criou o modelo.

O Readius pode até ajudar a reduzir a obsessão das pessoas com relação ao e-mail: com o aparelho, os momentos livres reservados à leitura provavelmente receberão melhor uso - digamos, a leitura de um romance de Stendhal. Mas, caso as boas intenções não bastem, uma conexão sem fio permite o aparelho baixa mensagens de e-mail, além de livros.

A tela em branco e preto contém cerca de 22 linhas da página de um livro, a depender da fonte, com letras negras nítidas fornecidas pela tecnologia da E Ink, também usada no Kindle, da Amazon, e outros leitores eletrônicos. A tela muda de uma página para outra em cerca de meio segundo, por meio de um botão acionado pelo polegar.

O Readius será lançado na Inglaterra, Alemanha e Itália no final deste ano e nos Estados Unidos no começo de 2009, disse McGoldrick. A bateria basta para cerca de 30 horas de leitura - o suficiente para ler O Vermelho e o Negro e um pedaço de Guerra e Paz. As páginas podem ser lidas sob diversas condições de iluminação, mesmo a céu aberto, ele afirma. O preço ainda não está definido, mas Thomas van der Zijden, vice-presidente de marketing e vendas da empresa, afirmou que o Readius seria mais caro que o Kindle, vendido por US$ 359

capa_livro.jpg







Fonte: http://www.ajudacomputador.org/internet ... ibilidade/
Página inicial