•  
     

Os campeões da poluição

Uma pesquisa da organização independente Centro para o Desenvolvimento Global mostrou quais são os países que mais poluem o planeta. De Nova York, as informações com a correspondente Lilia Teles.O mundo nunca tinha visto um retrato tão detalhado de seus principais poluidores. O mapa mostra a quantidade de gás carbônico que os países lançam no ar com a produção de energia elétrica

Os Estados Unidos lideram a lista: 2,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, por ano. Mas a China, hoje em segundo lugar, deve alcançar o topo do ranking até 2010. A contribuição chinesa para o aquecimento global já é de 2,7 bilhões de toneladas de gás carbônico todos os anos. A Rússia aparece em terceiro e a Índia, outro país industrializado, em quarto lugar.

A lista dos que contribuem para o efeito estufa tem 203 países. O Brasil, que tem 80% da sua eletricidade produzida por hidrelétricas, está em 42º lugar.

Assim como o Brasil, toda a América Latina tem pouco destaque na lista dos poluidores. É dessa parte do planeta que vem a maior quantidade de eletricidade gerada pela água, sem emissão de gás carbônico, mas os bons exemplos não impedem que os países menos desenvolvidos também sofram com o efeito estufa. É o mundo todo pagando um preço alto pelo crescimento de poucos.





Fonte: http://www.jornalnacional.globo.com/Jor ... 86,00.html