•  
     

Obama, eleições americanas, jogos: as buscas mais populares

RIO, 10 dez 2008 (AFP) - O motor de buscas Google divulgou os temas das pesquisas registradas como as mais populares em 2008: em nível internacional, os temas mais pesquisados foram "Sarah Palin" e "Pequim 2008"; já no Brasil, as buscas mais populares foram sites de games, seguidos pela série japonesa Naruto, o Youtube e o site da telefônica Claro.



Já entre as buscas que registraram um crescimento maior em termos de pesquisa no Brasil, se encontra o site de relacionamento "Orkut", seguido por sites de jogos, downloads e fotos.



Nominalmente, a busca mais popular no Brasil foi a expressão "jogos de meninas".



Segundo o Google, 2008, foi um grande ano para as buscas, com mais brasileiros do que nunca com acesso à Internet: cerca de 48 milhões de usuários segundo dados IBOPE/NetRatings.



O ano no Brasil foi agitado por eleições municipais, Olimpíadas, crise econômica, eleições americanas e muitas novidades. O Google Zeitgeist mostra os principais interesses dos brasileiros na web, as buscas que mais cresceram, as que perderam popularidade em relação ao ano anterior e o dia a dia de quem acompanha futebol, política, economia e as celebridades.



Em nível global, o nome de Sarah Palin foi o mais pesquisado, o que se explica porque sua nomeação como candidata à vice-presidência dos Estados Unidos foi anunciada a meados do ano.



Seguiram-se as buscas relativas aos Jogos Olímpicos em Pequim, os sites de relacionamento Facebook e Tuenti.



Entre as celebridades mais pesquisadas, em nível mundial, estiveram o nome "Heath Ledger" (o ator australiano que morreu em janeiro de uma overdose acidental de medicamentos); na sexta posição aparece o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.



Também entre as celebridades, destacaram-se no Brasil as buscas pelos nomes de "juliana paes, juliana knust, malu mader, dudu azevedo, britney spears, amy winehouse, deborah seco, vanessa hudgens, sabrina sato".



O Google monopoliza 63% das buscas feitas pela internet nos Estados Unidos.



Yahoo!, responsável por 20% das pesquisas realizadas na web, publicou semana pasada uma lista que colocava, entre os sites mais procurados, o da cantora americana Britney Spears, pela sétima vez consecutiva em oito anos.



No entanto, Spears não apareceu na lista de "maior crescimento" do Google, que compara a popularidade das buscas na internet em 2008 com sua freqüência no ano anterior.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0, ... LE+EM.html