•  
     

O que são redes socias e conheça algumas delas

Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.
Fonte: Wikipedia

Algumas Redes Sociais:

* Bebo
O Bebo é uma rede social com foco em música, uma abordagem similar à do MySpace.
http://www.bebo.com/

* Bookess
A fim de exercitar sua veia de autor? O Bookess pode ajudar bastante. O site traz ferramentas de comunidade voltadas para fãs de literatura e permite que os internautas publiquem seus próprios livros para leitura na web.
http://www.bookess.com

* CollectiveX
Com mais de 20 mil redes sociais criadas, o CollectiveX tem uma boa gama de recursos, contando com fórum e hospedando fotos. Vídeos e músicas podem ser adicionados de fontes externas (como links do YouTube). Também é possível mandar newsletters aos integrantes da rede social e compartilhar arquivos (a versão gratuita do serviço tem um espaço de somente 25 MB). Todas as redes sociais são hospedadas em subdomínios do collectivex.com.
http://www.collectivex.com/

* Crowdvine
O CrowdVine for Conferences é um serviço de comunidades voltado para eventos. Ele permite criar uma comunidade para participantes de conferências e seminários. O serviço traz uma área de perfil que pode ser integrada a outros sites web 2.0, como Twitter e Blogger.
http://www.crowdvine.com

* Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, e tem entre seus trunfos os miniaplicativos. Integrados ao perfil dos usuários, eles fornecem serviços como jogos, pesquisas de opinião e comunicação com outros sites. A criação desses aplicativos é feita por meio de uma API pública. As aplicações criadas para o Facebook são exibidas nas páginas dos usuários. Outro destaque do serviço é o aplicativo de chat, que mostra amigos online e permite conversas com texto em tempo real.
http://www.facebook.com

* Flixster
O Flixster é uma rede social com foco em cinema. Nela, o usuário pode compartilhar suas opiniões sobre filmes e ler análises de outros usuários. Logo ao criar o cadastro, escolhe-se um fundo de tela inspirado em gêneros do cinema. Em seguida, o usuário avalia uma lista de 50 filmes. Com essa informação, o Flixster indica amigos com gosto semelhante. O site também indica amizades com base em um ator favorito em comum, por exemplo.
http://www.flixster.com

* Goodreads
O Goodreads é uma rede social focada em informações sobre literatura. Usuários podem avaliar livros e conhecer outras pessoas com gosto semelhante.
http://www.goodreads.com

* hi5
A hi5 é uma rede social com visual semelhante a de outras redes, como orkut e Facebook. Um diferencial da plataforma está na publicação e reprodução de áudio e vídeo. O hi5 conta com um player próprio feito em Flash para arquivos de vídeo e áudio. O serviço também permite que o usuário faça upload de vídeos, algo inexistente no orkut, por exemplo.
http://www.hi5.com

* JayCut
Mistura de serviço de vídeos online com rede social, o JayCut traz espaço infinito para armazenamento de fotos, áudio e vídeo. O destaque do site é sem dúvida a ferramenta de mixagem. Ela permite combinar clipes de vídeo e adicionar trilha sonora, transições, efeitos especiais e legendas. Todo o processo é feito de forma bastante intuitiva, apenas arrastando os componentes da mixagem para uma linha do tempo similar a de editores de vídeo. Para encurtar ou prolongar a duração de um componente da mixagem, é só arrastar as setas que ficam nas extremidades dos objetos. O JayCut fornece oito tipos de efeito especial e 21 transições.
http://www.jaycut.com

* KickApps
Com recursos parecidos com os do Ning, o KickApps conta com boas opções de personalização do visual e funcionamento da comunidade, além de permitir o registro somente para o site personalizado (apesar de que logins do próprio KickApps também podem ser usados para associar-se a uma comunidade).
http://www.kickapps.com/

* MySpace
Apesar de não ter tanto sucesso no Brasil quanto o Orkut, o MySpace é um fenômeno de audiência nos Estados Unidos, com mais de 100 milhões de logins cadastrados e estimativa de 22 milhões de usuários americanos. O serviço permite a criação de uma página pessoal, com fotos, diário e até músicas e vídeos. Cada página de perfil já vem com ferramentas prontas para divulgação de clipes de vídeo e músicas, incluindo players de áudio para as faixas publicadas.
http://www.myspace.com

* Google
O serviço de relacionamentos e comunidades mais popular no Brasil praticamente dispensa comentários, já que boa parte dos internautas nacionais conta com um login do Orkut. O forte do Orkut, além dos recursos de localizar e verificar contatos em comum com amigos, está nas comunidades que vão desde temas científicos até gostos musicais, curiosidades e bizarrices.
http://www.orkut.com

* Power.com
Cansado de abrir várias abas para gerenciar seus perfis em comunidades online? O Power.com pode ser um aliado valioso. Ele reúne num só lugar contas de redes sociais como orkut e Myspace.
http://www.power.com

* Twine
O Twine é um serviço que permite organizar e compartilhar itens. Ele traz alguns recursos semelhantes aos de sites conhecidos, como del.iciou.us e Pownce. O site também permite descobrir mais informações sobre um assunto, por meio de grupos de usuários com interesses semelhantes. Membros do site podem também cadastrar uma lista de amigos.
http://www.twine.com

* Windows Live
O serviço de página personalizada Windows Live, da Microsoft, é uma opção bacana, apesar de não ser páreo para o PageFlakes e o NetVibes. Como todas as páginas personalizadas, o Windows Live pode mostrar notícias vindas de canais RSS, além de ter integração com o Hotmail, exibindo novos e-mails. O serviço também integra-se com outros sites da web 2.0, como o Flickr, além de trazer mini aplicativos que podem ser adicionados à página personalizada, como opções desde relógios até jogos. O serviço exige um login do Passport, que pode ser o do MSN Messenger.
http://www.live.com