•  
     

O que é um telefone celular ou telemóvel?

O que é um telefone celular ou telemóvel?

O telefone celular, como é chamado no Brasil e em Moçambique, ou telemóvel, como ficou conhecido em Portugal, com a contração de Telefone Móvel, é um aparelho de comunicação portátil e sem conexão física a uma rede de comunicação, ou seja, sem fio. Os celulares funcionam por ondas eletromagnéticas que permitem a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica dividida em células (de onde vem o nome celular).

Com as áreas de cobertura, ou abrangência, divididas em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor, é possível ao usuário andar longas distâncias sem perder o contato com a rede maior de comunicação.

Telefone celular, ou simplesmente "celular" (plural celulares), é a designação utilizada no Brasil e em Moçambique. Em Portugal, estes aparelhos são conhecidos como "telemóvel" (plural telemóveis), uma simplificação de "telefone móvel". No entanto, o nome 'Telefone Celular' é a designação técnica correta.

Tecnologias telefônicas em evolução
Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones celulares, baseadas na compressão das informações ou em sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 80), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 80 e início dos anos 90): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) - uma evolução à 2G (com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos) utiliza uma tecnologia superior ao GPRS, o EDGE, utiliza também o padrão HSCSD e 1XRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 90), UMTS e W-CDMA.

A indústria classifica os sistemas de telefonia celular em gerações: a primeira geração (1G) analógica; a segunda geração (2G), já digital e em uso intenso no Brasil; a segunda e meia geração (2,5G), com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos; a terceira geração (3G), ainda em experiências iniciais no Japão e na Europa. E já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).

Aparelhos análogos baseados no rádio já eram utilizados pelos policiais em Chicago na década de trinta, dentre outras tecnologias.

Fonte: http://www.celulares.etc.br/o-que-e-telemovel-celular
 
Hmmm, interessante seu post... Obrigado pela colaboração! :D