•  
     

O que é Switch?

Switchs são equipamentos mais”inteligentes” que Hubs, e por isso são capazes de enviar os pacotes apenas a quem eles se destinam.

Os Switchs são comutadores, aliviando o congestionamento nas redes LAN ethernet, reduzindo o tráfego e aumentando a largura de banda.


O que é Switch.jpg


Os Switchs pode facilmente substituir os Hubs, uma vez que aproveitam a infra-estrutura de rede local ethernet, conectada por Hubs.

A diferença entre Hub e Switch é que os switches tomam as decisões com base nos endereços MAC e os hubs não tomam nenhuma decisão. Devido às decisões que os switches tomam, eles tornam uma LAN muito mais eficiente.

Eles fazem isso “comutando” os dados apenas pela porta à qual o host de destino está conectado. Ao contrário, um hub enviará os dados por todas as portas, para que todos os hosts tenham que ver e processar (aceitar ou rejeitar) todos os dados.

Vantagens para se usar Switch ao invés de Hub numa rede ethernet:

Vários usuários podem se comunicar paralelamente através dos circuitos virtuais e de segmentos de rede dedicados a um ambiente livre de colisões. Ganho de performance.

Como foi falado anteriormente, mudar para um ambiente com Switches é muito econômico pois aproveita toda a infra-estrutura já existente no ambiente.

Com um Hub, um hacker poderia colocar um sniffer, na rede e capturar os quadros que circulam pela rede, uma vez que ele replica para todas as suas portas. Com um Switch isto não é possível. Ganho em segurança.





Fonte: http://www.redescomputadores.com/redes/ ... witch.html