•  
     

O que é Hash?

O que é hash e para que serve.

Hash seria, de certa forma, uma cadeia de dados simplificada (a partir de uma sequência maior) que serve para facilitar buscas e comparações, auxiliando a obtenção de informações dentro delas de forma mais rápida. Isto, por exemplo, poderia servir para facilitar a identificação de um usuário ou comparação de trechos em uma cadeia de DNA.

Hash, em termos mais técnicos, é uma sequência de caracteres (letras ou números) gerada por um algoritmo de dispersão que transforma uma (possível) grande quantidade de dados em uma pequena quantidade. Normalmente, é uma variável que serve para identificar grandes cadeias de dados.

Uma função de hash gera uma cadeia de caracteres de tamanho fixo a partir de uma sequência de qualquer tamanho. As funções de Hash normalmente são utilizadas para facilitar consultas em tabelas de bases de dados, identificações ou em comparações.

Uma tabela de hashing (ou tabela de dispersão), é uma estrutura de dados que faz associação de valores a chaves, tornando as pesquisas por determinado valor mais rápidas.

Um algoritmo de dispersão, por sua vez, é um método utilizado pela criptografia para codificar dados e garantir a segurança e integridade deles. Desta forma, caso você deseje recuperar os dados aos quais este algoritmo foi aplicado, é necessário conhecê-lo.

Fonte: Baixaki