•  
     

O que é Gripe Suína? Saiba como reconhecer os sintomas e se

O que é a Gripe Suína?

A gripe suína é uma doença causada pelo vírus H1N1, um subtipo de vírus Influenza, que é uma combinação dos genes de vírus suíno, aviário e humano.

Esta gripe está causando uma grande preocupação mundial, pois a epidemia está se alastrando em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Como ocorre a contaminação?

Os porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias, formando um novo tipo de vírus mutante. Este vírus pode ser transmitido para os homens e estes passarem de humanos para humanos.

Sua contaminação pode atingir os humanos através do contato com porcos contaminados ou objetos contaminados pelos porcos infecados que entraram em contato com os homens.

Não há contaminação através do consumo de carnes suínas, quando devidamente cozidas em temperaturas superiores a 70 graus Celsius, o vírus é totalmente destruído.

A capacidade de transmissão de homem para homem é mais difícil do que a gripe comum, mas pode ocorrer pela tosse ou pelo espirro de pessoas contaminadas.

A preocupação maior está no México, em que todos os casos constatados precedem de contágio humano. A gripe é forte é pode levar à morte.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar o contágio:

* Cubra o nariz e a boca com um lenço quando for tossir ou espirrar. Jogue este lenço no lixo após o uso;
* Lave sempre as mãos com água e sabão, principalmente quando tossir ou espirrar;
* Caso esteja com suspeita de gripe, evite o contato direto com outras pessoas.

Quais são os sintomas da Gripe Suína?

Os sintomas da gripe suína são parecidos com os da gripe comum com febre, cansaço, dores no corpo e tosse. Algumas pessoas podem apresentar coriza, garganta seca, vômito e diarréia.

Como saber se tenho a gripe suína?

Para o correto diagnóstico, é preciso fazer uma análise respiratória do vírus nos primeiros 5 dias da doença em um laboratório.

Existe medicamentos e vacinas para a cura da gripe suína?

Algumas drogas como zanamivir e oseltamivir mostraram alguma eficiência para o tratamento da gripe suína, pois elas diminuem a agressividade do quadro infeccioso do H1N1 suíno.

Com relaçào a vacinas, até o momento não existe nenhum tipo de vacina para este tipo de vírus em humanos. As vacinas comuns contra gripoe não combatem o vírus H1N1.