•  
     

O jogo de futebol que originou uma guerra

No dia 14 de outubro de 2009, a seleção hondurenha de futebol classificou-se par a Copa do Mundo de 2010 ao vencer, fora de casa, a seleção de El Salvador, que ficou de fora da Copa. Curiosamente, há 30 anos, a mesma partida valia uma vaga na Copa de 70 e acabou causando uma guerra armada entre os dois países.

Em 1969, El Salvador e Honduras já viviam um período de inimizade política. O confronto entre as duas seleções nas eliminatórias para o Mundial de 70 foi apenas o que faltava para estourar o conflito. O primeio jogo foi no dia 8 de junho, em Honduras, no qual a seleção anfitriã acabou vencendo por 1×0, gol de Roberto Cardona. Em El Salvador, a seleção hondurenha foi recebida de forma bastante hostil pelo povo local. Resultado: 3×0 para El Salvador. O clima estava tão tenso que o treinador de Honduras, Mario Griffin, preferiu ter perdido para evitar uma situação ainda pior para a delegação hondurenha. Com uma vitória para cada lado, uma 3ª partida foi realizada na Cidade do México, no dia 27 de junho. No tempo normal, o jogo acabou 2×2, mas na prorrogação, El Salvador decidiu o jogo com um gol de Rodríguez. Placar final: 3×2.

A vaga era de El Salvador, mas a guerra estava apenas começando. Durante o mês de junho, os dois países fortaleceram ainda mais a rivalidade que existia. Hondurenhos sofriam discriminação em El Salvador, o mesmo acontecia com os salvadorenhos em Honduras. Os governos se atacavam constantemente. Até que no dia 14 de julho a guerra estourou. No fim das contas, foram 100 horas de conflitos, 4 mil mortos e milhares de camponeses desabrigados.

:shock: :shock:

Fonte : http://www.andreitalo.com.br
 
guerra é uma _______ :twisted:
 
Pra qué faze guerra em vez de tira na pelada não ...
Se Vê neguin se mata atoâ por aê