•  
     

O início da distribuição paleogeográfica do Homem

Antes das descobertas mais recentes, os cientistas acreditavam que lucy uma espécie de hominídeo, dos quais a espécie humana descenderia, seria a mais antiga, no entanto essas pesquisas vêm colaborar parar fomentar essa disputa por quem destrincha o possível elo da humanidade, ou seja, qual espécie seria a transitiva para o homem moderno.

O elo da humanidade há muito tempo chama a atenção dos pesquisadores porem, restam-lhes apenas conjecturas a respeito de tal assunto.

O homem teria segundo consenso da maioria dos cientistas se originado na África e posteriormente migrado para a Ásia, no entanto vale ressaltar algumas questões, tais como, o que teria possibilitado aos hominídeos, ficarem sobre duas pernas, e a que mais incomoda os cientistas, qual a espécie teria deixado à vida selvagem, e teria adquirido características semelhantes às humanas.

O que poderíamos ter como ponto de partida seria o fato do sentimento de vida grupal, de defesa e talvez a falta de comida, ou seja, no final do pleistoceno ocorriam grandes mudanças climáticas no planeta, o que diminuiu em muito as frutas e sementes, as quais ficavam em sua grande maioria espalhadas pelo chão.

Isto teria estimulado os hominídeos a irem para o chão atrás de alimentos, e como eles executavam os movimentos de descer e subir nas árvores, várias vezes ao dia, acabaram fortalecendo a musculatura das pernas, as quais possibilitou em momentos de coleta coletiva no chão, sempre ter, condições de ficarem em duas pernas para vigiarem se havia algum predador nas redondezas.

Podemos, portanto, concluir que o homem saiu da África atrás de melhores lugares para procurarem alimentos, e como o homem nessa época já era carnívoro seguiu os restos de alimentos deixados, pelos grandes mamíferos como o tigre dente de sabre, que seguiam o que tudo indica pelo litoral, que oferecia melhores condições de locomoção.

Fonte: http://www.meuartigo.brasilescola.com/h ... -homem.htm