•  
     

O gueto do The Printed Blog

O gueto do The Printed Blog.png
O gueto do The Printed Blog


Começou mal o projeto The Printed Blog. Nem ia comentar sobre o assunto aqui, no blog, até por que todo ano aparece alguém que quer fazer um jornal gratuito com conteúdo de blogs - na Itália, a rede Blogo.it já fez isso e, na Espanha, há experimentos com o Monzogo. Joshua Karp, empresário criador do The Printed Blog, não é o primeiro nem será, provavelmente, o último a fazer isso.

Ou seja, não é algo inédito e menos ainda um novo modelo de negócios. Dividir receita de publicidade com quem produz conteúdo (no caso, blogueiros)? Sustentar um jornal impresso local com publicidade local ? Os jornais de bairro fazem isso há um tempão.

Mas como alguns leitores pediram, vou comentar sobre o que achei do projeto, um jornal com distribuição gratuita que tem a proposta de ser todo feito com material de blogs (posts) e “conteúdo gerado por usuários” (UGC).

Quando vi o release do Printed Blog fiquei com um pé atrás, mais um projeto que se preocupa demais com quem produz o conteúdo do que o conteúdo em si (como se o fato de o conteúdo ser produzido por blogueiros, por si só, fosse atestado de qualidade).

Na 1ª edição, que deveria ter um peso extra, mostrar a que veio (básico de qualquer projeto de comunicação), o conteúdo é fraco. Os textos, em sua maioria, são frios e podem ser lidos em qualquer época do ano. A parte visual do The Printed Blog, que poderia ser um diferencial, é decepcionante. As cores são boas, mas a diagramação é burocrática. É a mesma coisa do começo ao fim. Parece um jornal de escola (com todo o respeito, há jornais de escola muito mais interessantes).

laptop01.jpg


Com a visibilidade no impresso, Karp diz que o projeto é para incentivar os blogs. No entanto, ele esquece uma das coisas mais legais e importantes dos blogs - uma questão ambiental comum nos debates sobre mídia lá fora, mas que sempre fica de fora aqui, no Brasil. Os blogs informam e entretêm sem degradar o ambiente, são ecológicos, não gastam papel. Como se fossem jornais baseados em “tecnologia verde” (para usar um jargão da moda).

Neste sentido, passar posts para o impresso seria dar um passo para frente e dois para trás.

E ainda. Pela minha experiência com blogs, citações e publicações de textos em jornais impressos nem sempre se refletem em tráfego ou novos leitores para o blog - até por que, na maioria das vezes, são públicos diferentes (impresso e online). Geralmente, no impresso, a pessoa somente vai ler você novamente se publicar outra coisa no próprio impresso. A não ser que o seu blog esteja dentro do site do jornal, o que não é o caso do The Printed Blog.

A maioria dos textos é republicação de posts, numa transposição grosseira entre mídias. Alguns textos apontam para links que não podem ser visitados (claro, está no impresso), deixando a experiência incompleta. É a mesma coisa que querer transpor à força um programa de rádio na TV… são mídias eletrônicas, mas são coisas diferentes. No caso, blogs e mídia impressa, existem questões de diferença de texto, ritmo e, principalmente, de estrutura de pensamento. Por que não convidar os blogueiros a escrevem textos exclusivos para o jornal?

kos1.jpg


Não tenho nada contra projetos que fazem blogueiros ou textos de blogs passear entre várias mídias, mas acredito que, nesta altura do campeonato, não deveria ser feito dessa forma amadora. O que fizeram com Markos Moulitsas (foto acima) e Brian Stelter foi bem mais profissional e com resultados consistentes para os seus respectivos trabalhos.

Enfim, eles foram convidados para estar dentro da estrutura da mídia impressa produzindo conteúdo e alcançando um público maior. E não nas beiradas, em guetos (jornal de blogueiros) ou 2ª divisão de portal de notícias.

Vejo o projeto de Karp mais como um experimento acadêmico (vamos ver como é essa transposição dos blogs para o impresso) e não um produto em si. Se esse projeto, de forma rápida, perder esse caráter e se tornar realmente um produto com resultados e não apenas “espuma”, será uma surpresa.

Fonte: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2009/02 ... nted-blog/