•  
     

O Fantama de Dante

Existe uma lenda sobre Dante e a sua famosa obra “A comédia divina”. A lenda conta que o fantasma de Dante apareceu a um dos seus filhos para mostrar-lhe onde se encontrava a parte que faltava para completar a obra.

Durante Degli Alighieri, mais conhecido pelo nome de Dante, está considerado como um dos grandes poetas da história. Pouco tempo depois da sua morte, o 14 de Setembro de 1321, os seus chegados deram conta da falta de uma parte da sua grande obra mestre. A comédia divina.

Os seus dois filhos procuraram nos apartamentos de Dante, mas em vão, pois não encontraram o que faltava. Deixaram de acreditar na sua existência quando, vários dias mais tarde, o seu filho Jacopo viu o seu pai em sonhos. Dante aparecia na habitação do seu filho coberto por uma luz sobrenatural.

Jacopo perguntou então se ele tinha terminado a obra. Com um movimento com a cabeça, Dante respondeu afirmativamente e lhe indicou na sua antiga habitação, um esconderijo secreto. Na noite seguinte, Jacopo e o seu irmão foram ao lugar indicado pela aparição na noite anterior.

danta.jpg


Ali encontraram o esconderijo secreto na parede, no local exacto que Dante mostrou no sonho. No seu interior encontraram velhos papeis. Com muito cuidado e com muita precaução os limparam e comprovaram que, efectivamente, haviam encontrado a parte final da “Comedia Divina”.

Assim, graças à aparição deste fantasma em sonhos, um dos maiores poemas de todos os tempos foi possível ser publicado.

Fonte: http://www.fantasmaseovnis.com/c-fantasma-dante.html