•  
     

Número de mortos por incêndios na Austrália sobe para 76

Mortes ocorreram no estado de Victória.
Pelo menos 700 casas foram destruídas.


mapa.jpg
Propriedades inteiras foram destruídas em Kinglake, 55 km a noroeste de Melbourne (Foto: Mick Tsikas/Reuters)
mapa.jpg (27.97 KiB) Visto 184 vezes


O fogo que cobre vastas regiões da Austrália já deixou 76 mortos no país, segundo a agência Associated Press e a rede CNN. Chamas altas cobriram cidades no sudeste e queimaram moradores que fugiam dos incêndios em seus carros.

Pelo menos 700 casas foram destruídas quando a onda de calor e os ventos potencializaram os incêndios que se alastraram pelo estado de Victoria, onde todas as mortes ocorreram.

O primeiro-ministro, Kevin Rudd, disse que "o inferno em toda a sua fúria visitou as pessoas boas de Victoria nas últimas 24 horas". Após visitar as áreas queimadas ele afirmou que os incêndios são "uma tragédia aterrorizante para a nação". Ele anunciou uma ajuda imediata de US$ 7 milhões (cerca de R$ 15,8 milhões).

Centenas de bombeiros voluntários continuam tentando apagar os cerca de 30 focos de incêndio que persistem em Victoria, segundo autoridades. Segundo a polícia, ainda há áreas queimadas que não foram inspecionadas e é provável que o número de mortes aumente.

O calor de cerca de 47 graus Celsius combinado com os ventos favorece o fogo. O último incêndio trágico da Austrália aconteceu em 1983, quando 75 pessoas morreram e 3 mil casas foram destruídas em Victoria e South Australia.

A polícia afirmou que corpos foram achados em carros em pelo menos dois locais, o que indica que as pessoas estavam tentando fugir de casa quando foram pegas pelo fogo.

O ministro da Saúde da Austrália, Daniel Andrews, disse que 78 pessoas foram internadas com queimaduras.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... 02,00.html