•  
     

Novo Gabinete Tagan A+ El Diablo Advance

Novo Gabinete Tagan A+ El Diablo Advance

O A+ El Diablo Advance da Tagan é um gabinete “full-tower” voltado para os usuários preocupados com ventilação. Ele tem uma grande ventoinha lateral de 330 mm (com pás de 300 mm), duas ventoinhas superiores de 180 mm (com pás de 160 mm) e uma ventoinha frontal de 250 mm (com pás de 220 mm) – todas elas com controle de velocidade de rotação –, além de vir com um termômetro digital. Vejamos se este gabinete é realmente bom.

O novo El Diablo Advance é baseado em outro gabinete da Tagan, o El Diablo. A diferença entre os dois está na adição do termômetro, de uma porta eSATA e das duas ventoinhas superiores na versão Advance.

Todas as ventoinhas brilham em azul quando ligadas e as três peças plásticas onde você pode encontrar escrito “A+” também brilham em azul quando o micro é ligado.

Gabinete-1.JPG

gabinete-2.JPG


Seu visual geral é ao mesmo tempo agressivo (com sua ventoinha frontal em formato de turbina) e conservador (com uma opção de cor muito conservadora) e deve agradar tanto os profissionais quanto os aficionados em jogos. Os pés do gabinete podem ser girados caso você queira exibi-los ou escondê-los (como nas Figuras 1 e 2).

O El Diablo Advance tem uma porta que é presa ao gabinete usando uma dobradiça magnética relativamente forte.

gabinete-3.JPG

gabinete-4.JPG


Felizmente os plugues e conectores disponíveis neste gabinete estão instalados na parte superior, e, portanto, você não precisa abrir a porta do gabinete sempre em que você quiser conectar um pen drive, um microfone ou fontes de ouvido, erro comum encontrado em vários gabinetes disponíveis no mercado. Por outro lado os botões liga/desliga e reset estão localizados atrás da porta, o que significa que você precisará abri-la sempre que quiser ligar o micro.

Como você pode ver este gabinete tem cinco baias de 5 ¼” e uma baia externa de 3 ½”, todas elas usando mecanismos que dispensam o uso de parafusos para instalação das unidades de disco, como falaremos depois.

A ventoinha frontal é oficialmente de 250 mm, mas suas pás medem menos, 220 mm. Nós realmente achamos que os fabricantes deveriam publicar o tamanho real das ventoinhas, pois é muito frustrante descobrir que uma ventoinha é na verdade menor (algumas vezes muito menor) do que o fabricante diz.

Você encontrará um botão liga/desliga e um controle para velocidade de rotação em cada um dos lados da ventoinha frontal. Um conjunto é para controlar a ventoinha frontal, enquanto o outro é para controlar a ventoinha lateral.

entrada-1.JPG


o painel superior do El Diablo Advance com suas duas ventoinhas de 180 mm. Essas ventoinhas utilizam pás de 160 mm e você pode controlar suas velocidades de rotação através de um botão disponível no painel superior

entradas-1.JPG


Além da tradicional entrada para microfone, saída de áudio e duas portas USB, este gabinete tem uma porta eSATA e um botão para controlar a velocidade de rotação das duas ventoinhas superiores em seu painel superior. O termômetro está localizado logo abaixo delas, na peça retangular preta mostrada na Figura 7. As duas portas USB estão afastadas uma da outra, permitindo assim que você instale dispositivos USB “gordinhos” ao mesmo tempo sem problemas. Nós achamos que este gabinete poderia ter vindo com quatro portas USB e uma porta Firewire

PC-1.JPG


O termômetro vem com uma ponta de prova contendo um termistor que deve ser instalado no componente que você deseja monitorar a temperatura, como o processador, a placa de vídeo, o disco rígidos, o chipset da placa-mãe, etc. Claro que você também pode usá-lo para monitorar a temperatura interna do gabinete.

O painel traseiro pode ser visto na Figura 8. A fonte de alimentação é instalada na parte superior do gabinete e há espaço para a instalação de uma ventoinha opcional de 120 mm que não vem com o produto. Este gabinete tem sete slots para placas de expansão e não tem buracos para a instalação soluções de refrigeração líquida externa.

tras-1.JPG


Por Dentro do El Diablo Advance
Os painéis laterais são presos ao chassis usando parafusos de dedo, o que é ótimo. Apesar de você poder remover o painel direito, a bandeja de instalação da placa-mãe é permanentemente presa ao chassis.

Este gabinete tem uma grande ventoinha de 330 mm (com pás de 300 mm) presa em seu painel esquerdo. Como explicamos esta ventoinha tem um botão liga/desliga e um controle para velocidade de rotação localizados no painel frontal do gabinete. O painel esquerdo é gradeado, o que realmente ajuda no fluxo de ar.

por-dentro-1.JPG

por-dentro-2.JPG


As placas de expansão são presas ao gabinete usando parafusos de dedo. Em nossa opinião esta é a melhor solução, já que muitos mecanismos que dispensam o uso de parafusos para a instalação de placas de expansão utilizam plástico de baixa qualidade que quebram com facilidade

por-dentro-3.JPG


você pode ver as duas ventoinhas superiores
ventoinhas.JPG


Vamos agora dar uma olhada nas opções para unidades de discos do gabinete testado

As Baias dos Discos
Este gabinete tem cinco baias externas de 5 ¼” e uma baia externa de 3 ½”, todas usando mecanismos que dispensam o uso de parafusos para prender as unidades de disco. Esses mecanismos são baseados em réguas que devem ser instaladas em cada um dos lados da unidade de disco (nenhum parafuso é necessário para a instalação). A baia externa de 3 ½” não pode ser usada para instalar um disco rígido porque o mecanismo que dispensa o uso de parafusos não cabe em discos rígidos, apenas em unidades de disquete e em leitores de cartões de memória, e a baia não tem furos onde você poderia usar parafusos convencionais para prender o disco rígido

baia-0.JPG


Este gabinete tem ainda seis gavetas removíveis para a instalação das unidades de disco rígido (no site do fabricante diz sete, mas esta informação não está correta). Nenhuma ferramenta ou parafuso é necessário para instalar discos rígidos no gabinete. Nenhum mecanismos anti-vibração é usado.

baia-1.JPG

cpu-1.JPG


Conclusões

O Tagan A+ El Diablo Advance é um gabinete “full-tower” voltado para os usuários que querem um fluxo de ar elevado, um termômetro digital e estejam procurando por um gabinete que ofereça uma boa relação custo/benefício. Aqui está um resumo do que achamos deste gabinete.
Este gabinete oferece uma excelente relação custo/benefício para os usuários que estejam procurando por um gabinete “full-tower” de aço. O controle de velocidade de rotação para as ventoinhas e o termômetro digital faz toda a diferença quando este gabinete é comparado com outros produtos na mesma faixa de preço, fazendo do El Diablo Advance uma ótima escolha. Claro que se você quer ainda mais recurso terá de procurar por um produto mais caro.

URL: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1602/2