•  
     

Nova espécie de golfinhos é descoberta por cientistas na Amazônia

Esta é a primeira espécie descoberta desde 1918 e já está na lista de mamíferos ameaçados

Imagem

A região amazônica fortalece mais uma vez o seu rótulo de maior biodiversidade em uma floresta tropical do mundo. Dessa vez, uma nova espécie de golfinhos de água doce foi descoberta no rio Araguaia.

Tomas Hrbek, da Universidade Federal do Amazonas, coletou amostras de DNA do mamífero que conta com uma quantidade menor de dentes em cada mandíbula, sendo diferente das espécies amazônicas já descobertas. A linhagem foi batizada de Inia araguaiaensis, ou simplesmente boto-do-araguaia para nós brasileiros.

Através da análise dos genes feita pela equipe de Tomas, foi constatado que a espécie pode ter ficado isolada dos outros golfinhos por mais de 2 milhões de anos devido ao forte fluxo das corredeiras. A estimativa feita pelos pesquisadores indica que menos de mil golfinhos estão vivendo no rio.

Desde 1918 que uma nova espécie de boto não havia sido descoberta na região. Esses animais estão entre os mais raros do mundo e encontram-se na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature – União Internacional de Conservação da Natureza).

Fonte - Wired UK The Independent