•  
     

NET Virtua limita velocidade se cota mensal for ultrapassada

O serviço de banda larga NET Virtua não demanda a contratação de provedor de conteúdo externo, mas possui franquia de consumo.

Isso significa que o usuário tem um limite mensal de tráfego de dados --depois de exceder esse limite, ele tem a velocidade da conexão diminuída para 200 Kbps.

08316340.jpg
Usuário tem um limite mensal de tráfego de dados --se excede, conexão é diminuída
08316340.jpg (16.57 KiB) Visto 3602 vezes


É importante notar que não é necessário baixar arquivos para o disco rígido para contar como tráfego de dados -qualquer atividade na internet consome parte da cota.

De acordo com Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços, essa cota é estabelecida para que nenhum usuário saia prejudicado pelo uso abusivo de outro. Além disso, os pacotes são feitos para atender a diversos perfis, ou seja, existem opções para quem faz alto tráfego de dados.

Existe a possibilidade de comprar uma cota maior em um mês para voltar à velocidade original.

O plano de 500 Kbps, por exemplo, tem franquia de 10 Gbytes. É pouco, considerando que o YouTube aceita filmes de até 1 Gbyte, por exemplo.

Esse plano, se assinado com outro serviço da empresa (NET Fone ou TV paga), sai por R$ 49,90.

Personalização

Um dos destaques do NET Virtua é a variedade de pacotes com telefone e TV paga e a facilidade de usar o site (netcombo.globo.com) para montar pacotes personalizados.

Instabilidade

De acordo com diversos usuários e com a wiki do Azureus, um dos mais populares programas de troca de arquivos por redes P2P, o NET Virtua faz "traffic shaping", ou achatamento de banda. Esse procedimento visa diminuir a velocidade de determinado tipo de tráfego.

Márcio Carvalho, porém, afirma que a empresa não limita a velocidade em nenhum tipo de uso de sua banda larga.

O problema, diz Carvalho, está na instabilidade das próprias redes P2P, que ligam usuários diretamente. Dessa forma, o tráfego fica sujeito à qualidade de conexão dos próprios usuários --que podem nem estar disponíveis o tempo todo--, entre outros fatores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/info ... 9310.shtml