•  
     

Mouse e teclado podem estar com os dias contados

Diga adeus a mouse, teclado e joystick. Para controlar seu PC e interagir com seus games prediletos, basta pensar. Isso mesmo, estão chegando ao mercado as primeiras interfaces cérebro-computador que transformam pensamentos reais em ações no mundo virtual. Pense “Corra”, e o seu personagem no jogo corre; pense “atirar”, e o inimigo já era! Pense “Abrir o navegador”, e o seu browser é executado. Concentre o pensamento na bolinha, e ela sobe, desce, vai para o lado e dá piruetas. Para conseguir isso, os cientistas por trás dessa tecnologia juntaram as ondas cerebrais com um dispositivo cheio de sensores que parece um fone de ouvido.

mindset.jpg
mindset.jpg (7.07 KiB) Visto 147 vezes

O MindSet, da NeuroSky, será lançado mundialmente em junho deste ano. Trata-se de um headset com tecnologia bluetooth que funciona com a maioria dos produtos para PC. No lugar de sensores estão eletrodos que ficam em contato com a testa do usuário. O eletrodo lê os sinais elétricos encontrados na superfície da pele induzidos pela atividade neuronal que acontece no lobo frontal do cérebro do usuário. Estados mentais do usuário, como nível de foco e de relaxamento, podem ser decifrados pelos padrões das ondas cerebrais. E essas informações podem ser transmitidas para uma série de aplicativos do PC.
mindflex.jpg
mindflex.jpg (12.35 KiB) Visto 147 vezes


O anúncio da data de lançamento do MindSet acontece dois meses depois de a fabricante de brinquedos Mattel ter apresentado o seu Mindflex na CES 2009. O MindFlex não é apenas uma interface, mas um jogo de acuidade mental, que não depende do computador para funcionar. O brinquedo – diversão garantida para todas as idades – é composto por um headset com sensores e um console plástico que parece uma pista de corrida de obstáculos. Você veste o fone contendo sensores na testa e nos lóbulos da orelha que medem as atividades das ondas cerebrais. Quando você concentra o foco, uma pequena bola de espuma sobe em uma corrente de ar. Se você relaxa o pensamento, a bola desce. O objetivo do jogo é, com o pensamento, fazer a bolinha completar o circuito, passando todos os obstáculos. Chega no segundo semestre, com preço estimado em US$ 79,99.


Fonte: http://softservicos.blogspot.com/2009/0 ... as_04.html