•  
     

Morre Michael Crichton, autor de ‘Parque dos dinossauros’

Autor estava com 66 anos e tinha câncer.
Morte foi confirmada pela assessoria do escritor.


O escritor Michael Crichton.jpg
O escritor Michael Crichton


Michael Crichton, autor do best-seller “Parque dos dinossauros” (adaptado para o cinema por Steven Spielberg), morreu nesta terça-feira (4) em Los Angeles, informa o site da rede de TV norte-americana CNN. Ele estava com 66 anos.

Em nota divulgada à imprensa, o relações públicas do escritor diz que a morte foi “inesperada” e que veio “após uma corajosa e discreta batalha contra o câncer”.

O escritor norte-americano nasceu em 23 de outubro de 1942 em Chicago, Illinois. Crichton começou a escrever enquanto cursava a faculdade de medicina, publicando suas primeiras histórias sob pseudônimos como John Lange e Jeffrey Hudson. Em 1969, ganhou o Edgar Allan Poe Award como Melhor Romance, com o livro “Um caso de necessidade” (sob o psuedônimo de Jeffrey Hudson).

Que aquecimento global?

Em 2004 lançou o livro “Estado de medo”, que descrevia a ação de um grupo de eco-terroristas que planejavam um genocídio. No romance, Crichton utilizou citações e planilhas para explicar por que não acreditava na tese do aquecimento global.

Em 1993 despontou para a fama mundial com o sucesso do filme “Parque dos dinossauros”, adaptação de seu livro homônimo dirigida por Steven Spielberg. Entre os outros projetos famosos de Crichton estão o roteiro do filme “Twister” e o roteiro e criação do seriado “E.R.” (“Plantão médico”).

"Ainda que o mundo o conhececesse como um grande contador de histórias que desafiou nossas noções pré-concebidas sobre o mundo a nosso redor -- e nos entretinha fazendo isso -- sua mulher Sherri, a filha Taylor, familiares e amigos conheciam Michael Crichton como um marido devotado, pai amoroso e amigo generoso que inspirou cada um de nós a ver as maravilhas do nosso mundo através de novos olhos", afirma o comunicado. "Ele o fez com um senso de humor que aqueles privilegiados de terem-no conhecido pessoalmente nunca irão se esquecer."

Detalhes do funeral do escritor ainda devem ser anunciados.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0, ... AUROS.html