•  
     

MONTANDO E CONHECENDO SEU COMPUTADOR

Este artigo foi escrito para auxiliar as pessoas que conhecem pouco ou estão chegando agora no mundo da informática, e que por algum motivo optaram por montar o seu computador. O artigo não irá ensinar a realizar a montagem e sim, a conhecer as peças (hardware) do quebra-cabeça e indicar algumas opções básicas de configuração, que poderá ou não ser acatada pelo usuário.
Lembre-se de contratar uma loja ou técnico especializado em montagem de microcomputadores e jamais aceite programas (software) piratas em seu computador, existe uma infinidade de programas gratuitos disponíveis de muito boa qualidade, que vão desde sistemas operacionais até programas de manipulação de fotografias.
Compre suas peças em lojas de sua confiança e exija sempre a nota fiscal de compra, ela é a sua única garantia em caso de defeito.
CONHECENDO AS PEÇAS:
1- Monitor: Os monitores de LCD widescreen permitem trabalhar em 2 páginas ao mesmo tempo, ver uma planilha inteira aberta ou assistir um filme widescreen no seu formato original. Procure um monitor com tempo de resposta de 8ms ou menos, o que melhora a reprodução de vídeo. Monitores CRT estão desaparecendo, embora a reprodução das cores seja mais precisa. Telas de LCD são visualmente mais confortáveis, pesam menos, gastam menos energia e são muito menores.
2 - Placa-mãe: Peça de grande importância e que abriga o processador, soquetes para as placas de expansão, memórias, e portas de conexão como a USB. Certifique-se de que a placa-mãe tem portas USB suficientes para seus periféricos (impressora, scanners, teclado, etc.) e que a conexão para o Disco (HD) é compatível com o que irá comprar (SATA ou IDE ou SAS).
3 - Processador: Existem dois fabricantes que lideram o mercado, AMD e Intel.
Processadores de núcleo único são suficientes para sistemas mais simples. Processadores tipo dual-core contêm dois processadores em um chip. Processadores quad-core costumam ser usados em workstations para edição de vídeo e CAD. Quanto maior o cache L2, melhor. O FSB (Front Side Bus) de um processador é seu canal com a memória. A velocidade do FSB varia de 533MHz a 1600MHz; quanto mais rápido, melhor.

Personal_computer_exploded.jpg


4 - Memória: Quanto mais memória você tiver, maior será o número de aplicativos e de arquivos que poderá usar simultaneamente. Para a maioria das tarefas com o Windows XP, 1024Mb são suficientes. Mas é necessário pelo menos o dobro para executar o Windows Vista com tranquilidade. De um modo geral, memória extra permite que seu computador funcione mais rápido e com mais estabilidade. Diferentes placas-mãe usam diferentes tipos de memória; certifique-se de suas necessidades antes de comprar e não deixe de ver no manual da sua placa-mãe qual o modelo da memória que ela usa ANTES de comprar.
5 - Placa de Vídeo: Exibir gráficos 3D com iluminação, sombras e movimento contínuo exige muito processamento. É por isso que imagens são gerenciadas por processadores especializados, as placas de vídeo. As melhores placas gráficas possuem sua própria memória e uma interface PCI Express, que substituiu as PCI e AGP de antes. Se você está montando um computador visando utilizá-lo em jogos, uma ótima placa de vídeo é fundamental.
6 - Fonte: Os computadores são alimentados por fontes instaladas em seu interior. Existe um leque enorme de opções no mercado. Quanto mais potente for o seu computador, mais potente terá que ser a fonte. Sempre procure fontes com wattsreais e dimensionadas com folga para o seu computador, isso permitirá futuros upgrades.
7 - Drives Óticos: Drives CD-RW podem gravar até 700Mb por disco. Drives combo podem reproduzir DVDs e gravar CDs. Gravadores de DVD podem gravar CDs e DVDs, até 4.7Gb por disco, discos de dupla camada possuem o dobro disso. Gravadores Blue-ray podem gravar até 25Gb por camada em discos BD-R e também podem gravar CDs e DVDs, além de permitirem assistir filmes em alta resolução.
8 - Armazenamento: Quanto mais rápido girarem os discos em um HD, mais rápido os programas e arquivos vão abrir e fechar. Computadores comuns usam drives SATA, que costumam girar a 7200 rpm. Workstations de ponta usam drives SAS de 3Gb/s ou Canal de Fibra de 4Gb/s; ambos giram a 15.000 rpm. Se você não coleciona arquivos de música, artes gráficas ou vídeo, então um HD menor será suficiente. Se você coleciona arquivos grandes, nenhum drive será grande demais.
9- Teclado: Existem teclados com conexões PS2, USB e até mesmo sem fio. Alguns modelos multimídia e outros ergonômicos, ainda existem teclados específicos para algumas aplicações. Procure teclados de bons fabricantes e que sejam compatíveis com o padrão ABNT/ABNT2, usado no Brasil.
10 - Mouse: Podem ser para a conexão PS2, USB ou ainda sem fio. Procure um mouse confortável e que se adapte bem na sua mão e que sejam a Laser ou Ótico. A época de limpar "bolinha" já acabou. Existe ainda o modelo Trackball, um mouse em que não é necessário "andar" com ele.
Lembre-se que "Um computador é tão bom quanto a soma de suas partes", portanto não adianta investir muito em uma placa de vídeo se o seu objetivo é só navegar na internet, comprar um processador de ponta e investir em uma placa-mãe de baixa qualidade.
Procure equilibrar o seu sistema, usar peças de boa qualidade e se possível que permitam futuros upgrades, pois seja qual for a sua opção, em poucos meses ela estará desatualizada. Infelizmente a tecnologia anda rápido e torna obsoleto em muito pouco tempo o que hoje é "o último modelo".
Abaixo sugerimos 3 tipos de configurações para computadores.





Computador básico Computador médio Computador avançado
Placa-mãe com vídeo onboard
Processador AMD X2 ou Intel Dual Core
Memória de 1 GB
Drive de DVDRW
HD SATA de 160 GB
Monitor de LCD 19" Placa-mãe
Processador AMD Phenom, AMD Opteron ou Core 2 Duo
Memória de 4 GB
Drive de DVDRW
HD SATA de 320 GB
Placa de vídeo de 512 MB
Monitor de LCD 19" Placa-mãe
Processador Quad Core, Core i7 ou Xeon
Memória de 8 GB
Drive de DVDRW
2 HD SATA ou SAS acima de 500 GB
Placa de vídeo Quadro ou equivalente
Monitor de LCD 22" ou 24"

Você ainda terá que incluir todas as outras peças necessárias, mão-de-obra pela montagem e programas.
Caso opte por usar o sistema operacional Linux, ele é distribuído gratuitamente. Se optar por Windows XP ou Windows Vista, terá que ser adquirido em uma revenda. Leia a Dica de sistemas operacionais Microsoft





Fonte: http://blogdogerivan.blogspot.com/2009/ ... tador.html