•  
     

Manifestação pede que estado não se misture com religião na

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em Ancara.
Protesto denuncia detenção de intelectuais pró-laicos.


Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram neste domingo em Ancara a favor do laicismo e para denunciar as detenções de intelectuais pró-laicos dentro de um suposto complô para derrotar o governo conservador de tendência islamita, constatou a AFP no local.

Manifestação foi vigiada por quase 4.000 policiais..jpg
Manifestação foi vigiada por quase 4.000 policiais.


A manifestação reuniu 150.000 pessoas, segundo as redes de televisão, e 300.000, segundo os organizadores. "A Turquia é laica e continuará sendo laica", gritaram os manifestantes que se reuniram sob o sol em uma praça do centro da capital, vigiada por quase 4.000 policiais.

Os manifestantes marcharam rumo ao mausoléu do pai dos Turcos, onde os esperavam dezenas de milhares de outras pessoas provenientes de diversos lugares do país.

Esta é a primeira manifestação em massa organizada desde 2007 após as celebradas nas grandes cidades turcas para protestar contra o Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP, surgido do movimento islamita).

Este partido está no poder desde novembro de 2002 e é acusado pelos laicos de tentar islamizar a Turquia e afetar a separação vigente do Estado e da religião.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... RQUIA.html