•  
     

Mais de um milhão de usuários de telefonia trocam de operado

Mais de um milhão de usuários de telefonia fixa e móvel já migraram de operadora no Brasil desde a implantação da portabilidade numérica, que iniciou em setembro do ano passado.

Os dados divulgados pela ABR Telecom, entidade responsável pela portabilidade, foram contabilizados até esta sexta-feira (15/5).

O número total de linhas portadas chegou a 1.001.820. Entre os pedidos efetivados, 673,6 (67%) foram solicitações de usuários de telefones móveis e 328,1 (33%) de fixos. Segundo os dados da ABR Telecom, 1.393.458 de usuários solicitaram mudança de operadora.

São Paulo
O DDD 11, que foi um das últimos a implantar a mudança, em março deste ano, lidera o número de pedidos. De acordo com o levantamento, 149.764 usuários já haviam feito o pedido de portabilidade numérica até o meio dia de hoje. Desse total, 97,9 mil eram para celular e 51,8 mil para telefone fixo.

De acordo com a associação, dos pedidos feitos com o DD 11, 108 mil foram migrados, sendo 72,8 para mudança de operadora de celular e 35,2 para telefones fixos.

Como funciona a portabilidade
O processo inicia quando o usuário procura a operadora para a qual deseja migrar e faz a solicitação. Conforme o regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para a mudança de linha o assinante precisa apresentar as seguintes informações:

1) Nome completo.
2) Comprovar a titularidade da linha telefônica.
3) Apresentar o número do documento de identidade ou registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica.
4) Mostrar comprovante de endereço.
5) Informar o código de acesso e o nome da operadora que está saindo.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar deve fornecer, no ato do registro da solicitação de portabilidade, um número de protocolo da solicitação para que ele possa acompanhar o processo de transferência.

O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que só podem ser solicitadas migrações dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/m ... eudo=13427