•  
     

Maior zoológico do Brasil

O Parque Zoológico de São Paulo é considerado o maior do Brasil e o sétimo do mundo, com uma área de 824.529 m². Criado em 1957, possui cerca de 2.825 animais, além de 3 mil aves migratórias.

O Parque Zoológico de São Paulo é o maior zoológico do Brasil. Fica localizado em uma área de aproximadamente 900Km² de Mata Atlântica original, que aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo.

O Zôo de São Paulo, como também é chamado, foi criado em junho de 1957. Com mais de 3.200 animais, creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis.

O zôo tem parcerias com outras instituições estaduais, federais e estrangeiras, o que inclui pesquisas que facilitem a preservação de espécies ameaçadas. Sua biblioteca de mais de quatro mil volumes é aberta ao público.

Para sua inauguração, os animais de origem exótica, como os leões, camelos, ursos e elefantes, foram adquiridos de circos particulares e os animais da fauna brasileira foram adquiridos em Manaus.

Em seu primeiro ano de funcionamento, a entrada era gratuita e, à partir da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, ingressos passaram a ser cobrados.

Desde 1994 o Zoológico de São Paulo é reconhecido pelo Guinness Book como o maior zoológico do Brasil. O Zoológico de São Paulo promove ao público uma possibilidade de conscientização sobre a variedade e a diversidade das formas de vida sobre a Terra.

O Zôo conta com vários serviços de infra-estrutura e atendimento aos visitantes, tais como:

3 lanchonetes

Estacionamento para 2.000 veículos

Loja de fotos

Fraldário

Loja de lembranças

Passeios em jardineiras dos anos de 30 originais e restauradas

4 conjuntos sanitários separados por sexo

Oferece ao público visitas monitoradas, cursos para professores, passeios noturnos, apresentações didáticas sobre os animais, dentre outros aspectos de preservação do meio ambiente.