•  
     

Maior flor do mundo cheira carniça com fezes

A maior e mais ______ flor do mundo desabrochou nesta quinta (02/05/02) em Kew Gardens, em Londres, em um raro espetáculo que atraiu a atenção de curiosos e especialistas.
A gigante de 75 quilos da família das aráceas desenvolveu uma única e malcheirosa flor depois de iniciar um rápido crescimento na semana passada, disse uma porta-voz do Kew. "Na semana passada o broto amarelo começou a crescer. Agora alcançou uma altura de quase três metros", completou a porta-voz.


8.jpg


A flor gigante revelou o seu interior cor vermelho-sangue e começou desprender um forte aroma descrito como uma mistura de carcaça apodrecida e fezes. O cheiro podre, que deu à planta o apelido de "flor de defunto", é essencial para a sua sobrevivência porque indica às abelhas polinizadoras que a planta está no período de florescimento. Uma vez que as abelhas pousam sobre a flor, ela se fecha e mantém os insetos presos até ficar repleta de pólen.

flor_fedida2.jpg


O chefe de horticultura do Kew, Nigel Taylor, disse que o desenvolvimento foi o maior já visto no jardim. A última florescência de uma arácea gigante - cujo nome correto é Amorphophalus titanium - atraiu quase 50 mil pessoas ao jardim por uma semana em 1996.
Seu desenvolvimento fora de seu habitat natural, Sumatra, é raro. Há poucos lugares pelo mundo em que ela cresce em cultivação e esta é apenas a quinta vez que uma floresce no Kew desde 1889. Os horticulturistas do Kew, Greg Redwood e Phil Griffiths, tentarão fertilizar uma gigante arácea usando pólen trazido da América e da Alemanha.


flor_fedida3.jpg


Fonte: http://www.picarelli.com.br/fotolegenda ... 52002a.htm