•  
     

Magnetismo, o motor do mundo!

Para começar se não fosse o magnetismo, este fórum não existiria. Para começo de conversa, não haveria energia elétrica para fazer gravar os dados em um disco rígido. “O magnetismo está em tudo e foi ele a base de toda a evolução tecnológica”, afirma o professor de Física da Universidade de São Paulo Nei Fernandes de Oliveira Júnior.
Foi graças à descoberta do eletromagnetismo e da indução magnética que os primeiros motores puderam ser desenvolvidos, impulsionando a era industrial no planeta. Desde então, seu uso tornou-se praticamente ilimitado – tanto em coisas simples, como um barbeador ou uma batedeira, quanto no complexo sistema de bombardeio de elétrons que forma a imagem da televisão.

Ainda que invisíveis, as chamadas ondas eletromagnéticas estão presentes onde quer que seja e fazem o mundo funcionar. Uma delas, usada na Medicina, são os raios-X. Outro tipo são as ondas de rádio, usadas até pelos satélites. É graças a ela também que você pode carregar no bolso um telefone capaz de ligar para qualquer lugar do mundo sem um único fio.

Mas tecnologia é o de menos. O magnetismo é vital. Todo mundo sabe que não seria possível existir vida na Terra sem a luz, mas nem todo mundo faz idéia de que ela é uma onda eletromagnética que impressiona a nossa retina e que, por isso, é visível.


Sim, e o que motores elétricos, discos rígidos de computador, televisores, carros, fitas de videocassete e cartões de créditos têm em comum ?
Resposta: Materiais magnéticos. Presentes em inúmeros utensílios da vida moderna – o famoso "ímã de geladeira" talvez seja o caso mais emblemático –, esses materiais, por sua importância e complexidade, fazem com que as pesquisas sobre magnetismo sejam intensas na atualidade, com grandes avanços nas últimas duas décadas.

E como a energia elétrica é gerada ?

Bom uma das principais formas de geração de eletricidade nos ultimos tempos é atraves da usina Hidrelétrica.
Mas como funciona uma ?

Veja como uma hidrelétrica usa o magnetismo.

Que a força da queda-d´água é usada para gerar energia todo mundo sabe. Mas onde entra o magnetismo nessa história? Primeiro, é preciso conhecer uma das leis básicas do eletromagnetismo: onde há corrente elétrica há campo magnético e, inversamente, onde há campo magnético, por meio de um fio condutor, há corrente elétrica. Veja a importância do magnetismo na geração de energia.

1. A usina hidrelétrica armazena água e a faz passar por um tubo afunilado perto da turbina, aumentando sua velocidade.

2. A água entra na turbina gigante e faz girar as pás que ficam na parte inferior, fazendo com que o eixo principal entre em rotação.

3. O eixo faz girar os ímãs rotativos (que funcionam como um só), criando um poderoso campo magnético ao seu redor.

4. A corrente elétrica produzida pelo campo magnético passa através do metal condutor (envoltório fixo) e é conduzida às subestações, que distribuem a eletricidade.

Veja o vídeo explicativo



E em que mais o magnetismo é aplicado ?

Chamado de "O trem que voa"

Imagem

O japonês MagLev – abreviação de “levitação magnética” – usa o magnetismo para flutuar sobre os trilhos. É o trem mais rápido do planeta, atingindo uma velocidade de até 450 quilômetros por hora. Na parte inferior do trem, estão instalados supercondutores – cerâmica resfriada a temperaturas de até 223 graus Celsius negativos. Nos trilhos, há poderosos eletroímãs. O campo magnético gerado por eles repele os supercondutores, fazendo o trem levitar a uma altura de 10 centímetros. Nas laterais do trem também há eletroímãs, garantindo orientação e movimento.


Super Interessante
 
Ta um lugar em São Tomé das Letras que tem muito magnetismo cara, com o carro desligado ele faz andar o carro só com o magnetismo... vou postar isso aqui.