•  
     

Maconha

Maconha é o nome popular utilizado para denominar o vegetal Cannabis sativa. É um arbusto que chega a cinco metros de altura e se adapta facilmente em diversas condições climáticas. O arbusto pode ser macho ou fêmea, onde se reproduzem através da produção do pólen do macho que é depositado na fêmea que fecundada se enche de sementes e morre.

Nela, estão contida diversas substâncias tóxicas das quais se destaca o THC (delta 9 tetrahidrocanabinol). Na planta funciona como protetor solar, mas no organismo, juntamente com as outras substâncias, afeta a memória, a coordenação motora, os batimentos cardíacos, o nível de ansiedade, paranóia, ataques de pânico, percepção distorcida, perda de coordenação e outros.

Ao entrar no organismo já se podem perceber algumas alterações como boca seca, batimentos cardíacos acelerados, olhos avermelhados e outros.

É utilizada principalmente por crianças, adolescentes e jovens que a utiliza por curiosidade, por desejarem fazer parte de um determinado grupo social e para esquecer problemas pessoais. Os que usam a maconha por muito tempo tendem a se tornar dependentes, o que pode abrir caminhos para o uso de outras drogas.

É a droga ilícita mais consumida em todo o mundo. No Brasil, a maconha é usada 200% mais vezes que na década passada, onde 40% deste aumento concentram-se em estudantes do ensino fundamental e médio.

Fonte: http://www.meuartigo.brasilescola.com/d ... aconha.htm