•  
     

lugares para conhecer antes que desapareçam

Atualmente, temos diversos lugares que estão em risco de desaparecer da face da terra, seja pelas mudanças climáticas globais, seja pelo desmatamento (que colabora com o primeiro), seja pela destruição do humano com turismo sem sustentabilidade.

Muitos desses lugares são simplesmente lindos demais para você não conhecer antes que eles desapareçam. Alguns, não tem mais recuperação e você também não tem muito tempo para conhecer, e outros, só depende de você!

Mas como de você? Simples, fazendo a sua parte contra as mudanças climáticas, economizando energia, combustíveis fósseis, cobrando as autoridades um empenho mais rápido nas mudanças necessárias para evitarmos deixar um planeta destruído para nossos descendentes.

Recomendo que você conheça o trabalho de duas instituições sérias, que precisam de voluntários, para colaborar na manutenção e acompanhamento dos acontecimentos no Brasil, e ajudar a pressionar o governo: o Greenpeace e a WWF. Sou voluntário nas duas e também contribuo com pequenos valores mensais que ajudam a manter o trabalho acontecendo. Não deixe de participar também e colaborar com a preservação do nosso país e do nosso planeta.

01. Tuvalu

tuvalu-400x200-custom.jpg
tuvalu-400x200-custom.jpg (22.38 KiB) Visto 767 vezes


Nação polinésia de apenas 25 km2 e 4.2 metros de altitude em seu ponto mais alto.

Tuvalu é o primeiro lugar do mundo sob efeito das mudanças climáticas, e está desaparecendo no meio do Oceano Pacífico com os oceanos subindo devido ao derretimento das calotas polares.
 
02. Geleiras Columbia, Alasca

columbia-galcial-alaska-400x205-custom.jpg
columbia-galcial-alaska-400x205-custom.jpg (35.1 KiB) Visto 765 vezes


Esta estrutura impressionante de 54km de gelo no Alasca, está em intenso descongelamento, com diversas partes se descolando da grande estrutura.

Estima-se que em 50 anos, este enorme bloco de gelo esteja completamente solto pelo mar em milhares de pedaços, em um estágio avançado de derretimento.
Anexos
columbia-galcial-alaska-400x205-custom.jpg
columbia-galcial-alaska-400x205-custom.jpg (35.1 KiB) Visto 765 vezes
 
03. Florestas Tropicais de Papua Nova Guiné

untitled.JPG


Papua Nova Guiné tem a terceira maior floresta tropical do mundo (atrás do Brasil e do Congo).

Assim como no Brasil, Papua Nova Guiné sofre o com o descaso das autoridades governamentais e polícias na manutenção e verificação intensiva das áreas de desmatamento.
 
04. Recifes de Coral do Oceano Índico-Pacífico

untitled.JPG
untitled.JPG (22.21 KiB) Visto 761 vezes


Os oceanos Índico-Pacífico contém 75% dos corais do planeta, e a maior diversidade do mundo.

Estimativas dizem que 1500 km2 de recifes estão desaparecendo todo ano, desde 1960, por deflorestamento e mudanças climáticas.
 
05. As Ilhas Maldivas

untitled.JPG
untitled.JPG (13.14 KiB) Visto 759 vezes


Grupo de atóis no Oceano Índico, que está sendo submergido pelo aquecimento global, podendo desaparecer em 50 anos.

As Ilhas Maldivas possuem resorts de alto luxo que se aproveitam intensamente do lugar, explorando o turismo de alto custo e muito exclusivo.
 
06. Geleiras dos Himalaias

untitled.JPG
untitled.JPG (17.25 KiB) Visto 758 vezes


A cordilheira dos Himalaias possuem as mais altas montanhas do mundo, e é a nascente dos sete maiores rios da Ásia.

O crescente descongelamento das geleiras devem fazer com que a maioria desapareça até 2035.
 
07. Machu Pichu e a Trilha Inca

untitled.JPG
untitled.JPG (16.07 KiB) Visto 756 vezes


As ruínas da cidade anciã Inca, com toda a sua enigmática, está sendo rapidamente destruída pelos milhares de turistas que visitam, deixando lixo, movimentando pedras, entre outras coisas.

Recentemente, o governo Peruano determinou algumas regras mais rígidas ao turismo e está previsto o fechamento por diversos anos para recuperação.
 
08. As Pirâmides de Giza

untitled.JPG


As Pirâmides de Giza e a Grande Esfinge estão correndo sérios riscos pelo crescimento explosivo da cidade do Cairo. A poluição e a rede de esgoto estão destruindo o solo e as pedras dessas enormes obras de arte que até hoje não existem explicações conclusivas de como foram feitas.

Tenho um amigo egipcio, que conheci na Arábia Saudita, e ele mora praticamente de frente para as pirâmides. Fiquei de qualquer dia desses aparecer por lá, e fazer um churrasco brasileiro na laje dele, olhando as pirâmides. E aí? Quem topa pagar minha passagem?
 
09. A Floresta Amazônica

E a nossa querida floresta amozônica, hein? Considerada o pulmão do mundo, responsável por mais de 40% do oxigênio disponível no Planeta, e com diversos animais únicos.

Em um cada vez maior desflorestamento, estamos perdendo nosso maior bem no mundo a troco de empresas inescrupulosas e olhos fechados de políticos, governantes e polícia.



Não deixe de visitar o portal Globo Amazônia, que reúne informações atualizadas com fotos de satélites das áreas e denúncias de cidadãos como eu e você que se preocupam com o nosso futuro.

Conheça também o Planeta Sustentável, projeto da editora Abril que reúne informações e notícias sobre sustentabilidade e como você pode ajudar.

link: http://www.blogdoviajante.com/tag/ilhas-maldivas/