•  
     

Literatura inspira Festival de Inverno em Campos do Jordão

Literatura inspira Festival de Inverno em Campos do Jordão

Em sua 39ª edição, evento começa neste sábado (5) vai até o dia 27.
Estão previstos 50 concertos em praças e igrejas da cidade.


Palco montado para o Festival de Campos, que começa hoje.jpg
Palco montado para o Festival de Campos, que começa hoje


A literatura é a inspiração do 39ª Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que começa neste sábado (5) e vai até o dia 27 de julho. Estão previstos 50 concertos, que reunirão mestres da música brasileira, como o pianista Nelson Freire e o maestro John Neschling. Ele e outros artistas vão interpretar clássicos de Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt e Villa Lobos, entre outros.

Por volta do meio-dia deste sábado, a Praça do Capivari, bairro mais badalado da cidade, estava lotada. Na concha acústica, uma prévia do que vem pela frente: a apresentação do coral de crianças da Fundação Bradesco (o banco patrocina o evento). A inauguração oficial do festival começa com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regida por Neschling.

No repertório do coral dos jovens, "O Palco", de Gilberto Gil, "Passarim", de Tom Jobim", e "Aquarela", de Toquinho. O espaço onde foi montada a concha acústica ficou pequeno para moradores e turistas, que cantavam e aplaudiam o show. "Estou achando tudo muito bonito", contou o médico Hélio Mamede, de 57 anos.



Ele calcula ter visitado Campos do Jordão "umas 20 vezes" e ainda diz se encantar com o Festival de Inverno. "A programação é bem intensa. Se eu tivesse ido ao Horto (florestal) agora, teria perdido essa apresentação". Segundo ele, uma das vantagens do evento é possibilitar espetáculos para todas as classes sociais. "Tem muito show de graça nas praças".





Público poderá prestigiar apresentações de mestres da música.jpg
Público poderá prestigiar apresentações de mestres da música


São seis os locais reservados para os concertos – isso inclui até igrejas. "O tema desse ano é a literatura, que influenciou grandes obras da música", disse Clodoaldo Medina, um dos organizadores do evento.



Para o secretário de Turismo da cidade, Luiz Goshima, o festival deu projeção a Campos do Jordão. "Foi ele que projetou Campos do Jordão para o turismo nacional e o internacional. Isso nos orgulha", afirmou, durante discurso na praça.



O concerto deste sábado começa às 21h, no Auditório Cláudio Santoro. Os ingressos, cujos preços variam de R$ 10 a R$ 80, já estão esgotados. No domingo (6), estão previstas três apresentações: Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (12h30, na Praça do Capivari), Camerata Fukuda (15h30, na Igreja Santa Terezinha) e Banda Sinfônica Jovem do Estado (16, Praça do Capivari).


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html