•  
     

Leitores do G1 escolhem nome de iguana do Butantan

Escolha de nome de macho de 5 anos começa nesta segunda.
Em 2008, visitantes do Butantan 'batizaram' filhote de jiboia.


Iguana, ainda sem nome, é uma das atrações do instituto.jpg
Iguana, ainda sem nome, é uma das atrações do instituto


Apesar de ter mais de 5 anos, uma iguana macho do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, ainda não tem nome. A partir desta segunda-feira (22), os leitores do G1 poderão ajudar a "batizar" o bichinho.


Os leitores poderão escolher entre Papudo, Verdugo, Jura, Dino, Ronaldo, Barack Obama, Bahuan, Raj, Bastião e Iguano. Não serão aceitos outros nomes. A denominação preferida deve ser deixada na área de comentários desta reportagem.


As iguanas (Iguana iguana) são animais comuns em toda a América. Herbívoros, esses animais podem chegar a medir 2 metros de comprimento. Os machos diferem das fêmeas pelo tamanho da cabeça (maior neles) e pela coloração dos membros (os deles são mais brilhantes do que os delas).

De acordo com o biólogo Antonio da Costa, do Butantan, esses répteis são dóceis, mas não se comportam como animais domésticos. “A iguana se acostuma com você, mas não cria afinidade, como um cachorro”, disse.

Essa “frieza” e o alto custo de manutenção de um bicho como esse faz com que muitos donos abandonem suas iguanas ou as levem para o Butantan. Foi o que aconteceu com o macho sem nome.


Jujuzinho

No ano passado, o Butantan lançou um concurso semelhante para “batizar” um filhote de jiboia. E o vencedor foi “Jujuzinho”. O nome vencedor foi a escolha de 56 dos 1.137 participantes. As votações ocorreram durante uma semana, por meio de uma cédula em que os visitantes propunham um nome.


Dica: no comentário, escreva apenas o nome que você escolher.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... ANTAN.html