•  
     

Japão aprova o maior orçamento de sua história

Valor para o próximo ano fiscal vai superar US$ 976 bilhões.
Medida ainda tem que passar pelo Parlamento japonês.


O governo japonês aprovou nesta quarta-feira (24) o orçamento recorde de 88,548 trilhões de ienes (US$ 976,812 bilhões) para o ano fiscal 2009-2010, a fim de apoiar os projetos para restabelecer o crescimento da economia e enfrentar a crise financeira que afeta o mundo todo.

O orçamento, aprovado pelo Conselho de Ministros, deverá ser votado em janeiro pelo Parlamento, para entrar em vigor em 1º de abril de 2009. Este é o maior orçamento da história do Japão, 6,6% superior ao do exercício anterior (2008-2009).

Alta dos gastos

Esta alta nos gastos do governo é conseqüência dos planos para reativar a economia, anunciados no mês passado pela administração do premiê Taro Aso, que somam 44 trilhões de ienes. A economia japonesa entrou em recessão entre julho e setembro deste ano e alguns analistas prevêem que o pior ainda está por vir.

"Precisamos tomar medidas sem precedentes quando estamos em uma situação econômica extraordinária", comentou o premiê japonês Taro Aso logo após seu gabinete dar sinal verde ao orçamento. "Se não tomarmos medidas excepcionais em uma situação incomum, será extremamente difícil tirar a economia do atual período de recessão."


Fonte: G1