•  
     

Jacarés albinos são roubados de zoológico em Mato Grosso

CUIABÁ - Sete jacarés albinos, animais raros, foram roubados do zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Cada um deles é avaliado em cerca de R$ 17 mil. Juntos, eles renderiam em torno de R$ 119 mil. Quem confirmou as informações foi o biólogo Itamar Assumpção, responsável pelo zoológico.

Um tratador de animais notou o sumiço deles quando foi dar comida aos jacarés na quarta-feira pela manhã. Segundo Itamar, no dia 31 de dezembro um funcionário alimentou os animais, último dia em que foram vistos.

José Donizete de Souza, um dos tratadores de animais do zoológico, disse que no local não havia sinal de arrombamento. Ele diz que esta é a primeira vez que um animal é roubado do zoológico.

Os jacarés roubados são considerados jovens e têm idade média de dois anos. Mas agora, com o roubo dos sete jacarés, no local resta apenas um animal com 100% de albinismo e outros 43 mestiços.

O zoológico da UFMT é o único do Brasil dentro de uma universidade pública a reproduzir jacarés albinos em cativeiro. A primeira ninhada de jacarés nasceu em 05 de abril de 2005. Os animais são remanescentes de um antigo criadouro na região de Limpo Grande, município de Várzea Grande.

O Albinóide jacaré ou Cayman jacaré, nome científico da espécie, é encontrado no Pantanal de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e nos estados do Maranhão e Piauí.

A Polícia Federal vai investigar se houve facilitação de algum funcionário no crime. O Ibama também já foi comunicado sobre o sumiço dos animais.

Por se tratar de uma espécie extremamente rara, acredita-se que os animais tenham sido roubados para serem vendidos para o exterior ou para grandes contrabandistas de animais no Brasil.

Ao todo, o zoológico tem 800 animais, de 79 espécies, que habitam os 11 hectares do parque. Atualmente em Mato Grosso mais de 50 espécies de animais estão na lista de ameaçadas de extinção.


jacares.jpg
jacares.jpg (8.23 KiB) Visto 572 vezes



Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/0 ... 859025.asp