•  
     

iPhone 3G Vs Nokia N95 8Gb vs Htc Diamond - Comparação PCMAN

Escrito por Mário Armão Ferreira
23-Jul-2008












Após o artigo traduzido colocado aqui, resolvemos nós próprios analisar os telefones em questão de forma a verificar as conclusões ai existentes. No entanto na nossa análise resolvemos acrescentar um novo concorrente de peso, o HTC Touch Diamond. Apesar de ser um PDA e não um smartphone é uma alternativa excelente a estes e como tal merece plenamente encontrar-se nesta análise.

Com os 3 na mão, vamos então fazer uma comparação entre estes 3 telefones, iPhone , Nokia N95 e HTC Diamond.

Para esta análise vamos considerar as características do Hardware e o software que é disponibilizado de fábrica.
Não nos esquecemos que é uma realidade que todos os telefones analisados possuem a possibilidade de através da instalação de software extra melhorarem ainda mais as suas funcionalidades. No entanto apenas os programas disponibilizados de fábrica são uma constante em todos os telefones existentes e como tal, excepto em casos muitos especiais devidamente justificados, será apenas por estes que os avaliaremos.

Para estes modelos analisados existe ainda a possibilidade de, através de hacking, aumentar as performances do hardware acedendo mesmo a características anteriormente não disponíveis, mas tal como no caso anterior tal não será uma constante, podendo mesmo invalidar garantias.

Assim a avaliação será feita da seguinte maneira:

Iremos subdividir a avaliação pelos diversos componentes do telemóvel.

Antes de analisar um componente será atribuída a esta uma nota de 1 a 2 que atribuirá a avaliação de 1 – Pouco Importante ou 2 – Importante.

Esta classificação parece de todo o interesse pois determinadas características, não possuem o mesmo peso na decisão de compra. Um telefone Triband não verá as suas vendas largamente afectadas face a um Quadband, mas um telefone com elevadas capacidades multimédia será sempre mais interessante do que outro da mesma gama de preços mais limitado. Assim será considerado “Pouco importante” um factor que não seja tão decisivo no factor de compra do equipamento e “Importante” todo aquele que se revele como factor de vendas.

De seguida esta componente será analisada atribuindo-se uma nota de 0 a 4 seguindo os seguintes critérios de comparação com aquilo que é actualmente o resto do mercado de telefones:

0 – Não possui

1 – As características estão abaixo daquilo que é considerado como sendo actualmente normal.

2 – As características são actualmente consideradas como standard

3 – As características são acima da média

4 – É pura e simplesmente a actual referência do mercado.

A nota final em cada teste será atribuída multiplicado o factor de importância pelo valor da avaliação.

Como se constata pelo tipo de avaliação a comparação não é directa entre os 3 telefones, mas abrange no fundo a totalidade do mercado. Ao compararmos com as características médias dos restantes equipamentos do mercado ficaremos com uma ideia do valor destes telefones.

A escolha

comp.jpg
comp.jpg (23 KiB) Visto 2121 vezes
 
so mais iphone.